Presidente e parlamentares do Cidadania lamentam saída de Moro e criticam Bolsonaro

O presidente do Cidadania e os parlamentares do partido no Congresso Nacional consideraram graves as denúncias feitas pelo ex-ministro da Justiça Sérgio Moro de interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Moro pediu demissão nesta sexta-feira (24), após exoneração do ex-diretor geral da Polícia Federal Maurício Valeixo, realizada por Bolsonaro sem comunicação prévia.

Para Roberto Freire, as denúncias indicam uma crise político-institucional. “Não é só uma crise de governo. É uma crise político-institucional. O ministro Moro denunciou a interferência indevida do Presidente da República [Jair Bolsonaro] na Polícia Federal. Isso é crime de responsabilidade. Tudo indica que o impeachment entrou definitivamente na agenda política do País”, disse.

Segundo o líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (SP), as declarações são comprometedoras e graves. “Sobrou uma grande indagação: por que interferir? Qual é o objetivo do presidente da República em mexer num cargo tão relevante para a segurança pública nacional? As revelações do ministro são gravíssimas e colocam em xeque de agora em diante todo e qualquer movimento de Bolsonaro nessa seara”, afirmou.

Já a líder do partido no Senado Federal, Eliziane Gama (MA), disse que as saídas do ministro e do Diretor-Geral da PF expõem a “falência do governo federal”. “O presidente rompe com o combate à corrupção e tenta sufocar investigações que o incomodam. Enamora-se com o fisiologismo do Centrão e a troca de cargos que sempre criticou”, apontou.

A senadora lembrou que a autonomia da PF é um dos pilares da democracia. “A PF manteve relativa independência em todos os governos passados. Ao trocar seu comando, Bolsonaro dá demonstrações de que pretende interferir na atuação do órgão e impedir o avanço de investigações como a Lava-jato”, condenou.

O senador do Cidadania e delegado de Sergipe, reconhecido por sua luta no combate à corrupção, Alessandro Vieira, prestou solidariedade a Sérgio Moro. “Os canalhas precisam entender, de uma vez por todas, que existem no Brasil homens e mulheres que não se vendem e nem abaixam a cabeça para os poderosos de plantão. Toda a solidariedade ao cidadão Sérgio Moro e à equipe, em especial da PF”, afirmou.

Segundo o senador, as promessas de campanha de Bolsonaro “acabaram” com a saída do ex-ministro. “O governo prometido por Bolsonaro acabou. O plano liberal de Guedes e o plano de combate à corrupção de Moro foram derrotados pela pandemia, rachadinhas e pelo casamento com o Centrão. Resta a ignorância boçal de Weintraub e Ernesto. E alguns generais tentando evitar o desastre”, disse.

Honra e dignidade

O deputado federal do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, destacou que Sérgio Moro acertou ao renunciar o cargo e não compactuar com atos ilegais na gestão federal. Ele lembrou que agiu da mesma forma ao deixar o ministério da Cultura na gestão passada.

“Fazer a coisa certa, sempre. Essa era a mensagem. Hoje, ao deixar o Governo, ele me fez lembrar da minha própria saída do Governo Temer. Não existe cargo que justifique crimes. Nada substitui a honra e a dignidade. Sobre a autonomia da PF: foi essencial para que eu pudesse fazer as denúncias contra Temer e contra Geddel. Lembro da integridade dos servidores da PF que lidaram com meu caso, e o alto profissionalismo e isenção de seu trabalho”, defendeu.

Para o parlamentar, a saída de Moro expõe Jair Bolsonaro e acaba com as condições morais para a permanência dele na presidência da República. “Não há qualquer condição política ou moral para a permanência de Bolsonaro à frente da Presidência da República. Se não renunciar, caberá ao Congresso Nacional encaminhar seu processo de impeachment sem demora. Avolumam-se os crimes de responsabilidade, os desmandos, a crise”, afirmou.

Caminho da corrupção

O vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Rubens Bueno (PR), também fez duras criticas à saída de Sérgio Moro do ministério da Justiça. Para o congressista, Moro confirmou que o governo de Jair Bolsonaro caminha na “direção da corrupção e do ataque ao estado democrático de direito”.

“Bolsonaro prefere ficar com mensaleiros, em vez do ministro Sérgio Moro, que, apesar de alguns equívocos, prestou e ainda presta um grande serviço ao Brasil no combate à corrupção e ao assalto aos cofres públicos. Essa decisão de trocar o comando da Polícia Federal deixa transparecer que, além do caso do senador Flávio Bolsonaro, o presidente tem mais coisas a esconde. Teme o resultado dos inquéritos que estão em andamento no Supremo Tribunal Federal para investigar as fake news e as manifestações contra a democracia, como o próprio ex-ministro Moro revelou em sua coletiva”, afirmou Rubens Bueno.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!