Alessandro Vieira: A história se repete

Lembra quando começaram a surgir as primeiras denúncias de corrupção envolvendo Lula? Primeiro, o mensalão; depois, o petrolão e a lava-jato. A grande massa de eleitores petistas duvidou. Para cada prova divulgada, cada extrato bancário milionário, cada confissão ou delação, as mesmas respostas: culpa da mídia golpista, complô de alguma potência estrangeira ou esquema dos adversários políticos, que “perderam a boquinha”. E a pior: “os outros fizeram também, o sistema é assim”. Mesmo hoje, depois de Lula passar pela cadeia, condenado por crimes graves, ainda existem milhões de brasileiros que insistem em ignorar os fatos e repetir as mesmas desculpas: foi um golpe…

Talvez isso seja uma consequência do culto à personalidade que os populistas espertamente fazem. Ocupam um espaço imaginário de líder infalível e iluminado. Nunca erram, pois “estão acima dos comuns”. Quando os fatos gritam seus equívocos, basta apontar o dedo culpando os adversários — reais ou imaginários.

Não é surpresa, então, que o mesmo processo esteja ocorrendo com Bolsonaro. A História se repete. A cada falha gritante, as mesmas respostas: culpa da mídia golpista, complô de alguma potência estrangeira ou esquema dos adversários políticos, que “perderam a boquinha”. E aquela velha desculpa, a pior: “os outros fizeram também, o sistema é assim”.

Não temos hoje ainda escândalos de alta corrupção, é verdade. Mas, a se confirmar a opção pela parceria com os setores mais comprometidos do Congresso Nacional, em breve as histórias de rachadinhas em gabinetes serão lembradas como contos infantis.

Enquanto não entendermos que a figura do “líder iluminado e infalível” não existe, assim como não existem salvadores da Pátria, estaremos condenados a repetir este ciclo, cada vez mais pobres e desesperançados. Os líderes eleitos precisam ser vistos como pessoas comuns, que erram e acertam como todos nós. E , como escolheram uma função da mais alta responsabilidade, precisam ser cobrados e punidos quando erram. Sem paixões exacerbadas, mas com a razão e o foco no interesse público.

A chave para encontrar líderes que errem menos e foquem mais em servir a sociedade passa por trazer cada vez mais gente capacitada e independente para perto da política. E em fortalecer as instituições e mecanismos de controle, para que as boas práticas sejam estimuladas, e os desvios prontamente evitados.

O Brasil tem jeito, mas vamos precisar cada vez mais da ação consciente de cada um de nós, fiscalizando, cobrando e, principalmente, construindo soluções. (Congresso em Foco – 20/04/2020)

Alessandro Vieira é Senador pelo Cidadania de Sergipe

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!