Mato Grosso: força política em ascensão, Cidadania recebe 500 filiados

Presidente estadual do partido, Marco Marrafon comemora chegada dos vereadores Felipe Wellaton, pré-candidato a prefeito de Cuiabá, e Diego Guimarães e de mais 500 filiados; partido chega a 70% do eleitorado e disputará prefeitura nas 10 maiores cidades

Mato Grosso, no Centro-Oeste, promete ser um dos estados mais relevantes para o crescimento do Cidadania nas eleições de outubro, com perspectiva de 10 pré-candidaturas majoritárias e chapa completa de vereadores nos 20 principais municípios. A expectativa é do presidente estadual da sigla, Marco Marrafon, ex-secretário de Educação, após o fim do prazo de filiação.

“Depois de 15 anos sem vereador, temos agora a terceira maior bancada da capital, com dois expoentes do movimento de renovação, e mais de 500 filiados em todo o Mato Grosso. Temos presença agora junto a 70% do eleitorado”, diz Marrafon, ao comemorar os resultados de meses de trabalho dedicado à construção de uma alternativa democrática no estado.

Os dois vereadores a que ele se refere são o bacharel em direito e empresário Felipe Wellaton, pré-candidato do Cidadania à prefeitura de Cuiabá, e o mestre em Direito Ambiental, Diego Guimarães, que deve ser pré-candidato à reeleição. “Eles representam a juventude e a renovação que o Cidadania busca aliar à experiência. Trabalham com coerência e competência na oposição ao atual prefeito”, elogia.

Segundo Marrafon, o êxito nesse primeiro estágio do processo eleitoral é um exemplo importante para o Brasil. Isso porque um dos diferenciais da chapa de vereadores é sua diversidade de representantes. “Temos profissionais da Saúde, da Educação e da Segurança, empresários, gente ligada a movimentos de defesa dos direitos LGBTs e deficientes”, elenca.

O Cidadania no Mato Grosso conseguiu unir as convergências, diz ele. “Uma chapa mista e diversa formada por pessoas que querem fazer a diferença na política. Estamos mostrando que uma alternativa democrática, focada no resultado das políticas públicas, é possível. Não estamos preocupados com mimimi ideológico de internet e queremos distância das polarizações”, completa.

Além de Cuiabá, o partido deve ter pré-candidato a prefeito, entre outras cidades, em Sinop, onde o nome ainda está em definição, e Rondonópolis, onde o pré-candidato é o atual vice-prefeito Ubaldo Barros, formado em Física e em Direito.

Quem também se filiou, mas não tem candidatura definida é a gestora pública e líder feminista Cilbene Lobão. A maioria dos novos integrantes é oriunda do Protagonize, a exemplo do vereador Felipe Wellaton, um dos fundadores do movimento.

Protagonize

A exemplo de outros movimentos da sociedade civil, como RenovaBR e Agora, o Protagonize é um curso de formação política cuja proposta é reunir quadros da sociedade que ajudem a renovar e repensar o modo de fazer política.

Advogado, empresário e idealizador do Coletivo Cuiabá, trabalho filantrópico voltado para crianças carentes, Wellaton, expoente do Protagonize, fez parte da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e idealizou o Protagonize replicando localmente a experiência de formação desses movimentos.

“Buscamos encontrar em cada um o seu propósito, sempre com foco no cidadão. Todo mundo teve oportunidade de ter palestrantes da esquerda e da direita, buscando, assim, trazer os extremos para o centro, quebrando preconceitos da política. O centro não é a ausência de posições, mas o fortalecimento do diálogo”, diz ele.

Como bandeira na disputa pela prefeitura de Cuiabá, o pré-candidato avisa que o foco será o combate à corrupção. “Temos mais de 100 obras inacabadas, pouco evoluímos na saúde básica, precisamos pensar a mobilidade urbana e devolver a cidade para as pessoas. Entregar resultado final para o cidadão, que é o principal ativo da política”, conclui.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!