Rubens Bueno: emenda vai ampliar prorrogação do IR para 90 dias

O deputado federal e vice-presidente do Cidadania, Rubens Bueno (PR), vai apresentar emenda com objetivo de prorrogar para 90 dias o prazo para declaração anual do Imposto de Renda (IR). Segundo Bueno, o governo anunciou que vai ampliar o prazo para 60 dias só para driblar proposta de sua autoria que já tramita na Câmara dos Deputados.

Ele considera o prazo estabelecido “irreal”. “É insuficiente para atender os que realmente precisam ser beneficiados com a medida. Quando propusemos três meses foi porque ouvimos técnicos da área de saúde e economistas. Estamos em isolamento social, a pessoa precisará procurar a Receita Federal, o contador e levantar documentos”, argumenta.

Bueno critica duramente o presidente pela falta de inciativa do Governo Federal e diz que não há capacidade de gestão e trabalho. “Conhecemos bem Jair Bolsonaro. São 28 anos de Câmara dos Deputados. Todos nós sabíamos que ele não tinha qualquer condição de exercer o mandato que exerce. Temos um governo completamente desarticulado e despreparado”, aponta.

Na avaliação do parlamentar, a agenda do Planalto está focada na disseminação de fake news disparadas a partir do gabinete do ódio – grupo que seria comandado por Carlos Bolsonaro – para menosprezar a gravidade da Covid-19. “O governo fica falando de gripezinha e não se vê ação alguma. Diz que vai fazer e não faz. Inventa tudo que tem que inventar, atropelando os ministros com criações fantasiosas”, sustenta.

Com a omissão do Planalto, resta ao Congresso Nacional fazer o possível, dentro dos limites constitucionais, para que a população sofra o menos possível com a pandemia do coronavírus, ressalta o vice-presidente do Cidadania. “O Legislativo é que está pautando o País. Temos pessoas vividas e experientes e outras novas e com muito gás para oferecer as melhores soluções para a crise”, sublinha.

Conforme Bueno, isso se deve também ao fato de os parlamentares estarem mais próximos do povo. “Nós sentimos, no dia a dia, toda a pressão da crise mundial do ponto de vista da Saúde Pública, com os graves desdobramentos que temos observado”, compara, ao elogiar a articulação entre as bancadas da Câmara e do Senado. “Queremos o bem do País, sem pensar em governo A ou B, mas temos de mostrar a inaptidão para o trabalho da gestão Bolsonaro”, concluiu.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!