Vitória da ciência: Câmara derruba veto de Bolsonaro que permitia bloqueio de recursos para pesquisa

As bancadas do Cidadania na Câmara e no Senado votaram em peso para derrubar o veto (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O líder do Cidadania na Câmara, deputado federal Arnaldo Jardim (SP), comemorou nesta quarta-feira (4) a derrubada do veto presidencial pelo Congresso Nacional que permitia o contingenciamento de recursos públicos para pesquisa.

Jair Bolsonaro havia rejeitado a emenda de autoria do parlamentar que impedia esse bloqueio de verbas para instituições como Embrapa, Fiocruz, Ipea e IBGE.

Foram semanas de conversas e articulações. Jardim convenceu colegas da Câmara e do Senado da necessidade de alterar o veto que prejudicaria as pesquisas e estudos, principalmente, num momento em que o mundo vive o surto do coronavírus (Covid-19).

As bancadas do Cidadania na Câmara e no Senado votaram em peso para derrubar o veto.

Jardim convenceu colegas da Câmara e do Senado para alterar o veto (Foto: Pablo Valadares)

“Mudamos o veto e assim permitimos que a verba para o setor de pesquisa e tecnologia possa ser aplicada com continuidade. Toda vez que se interrompem os repasses de dinheiro destinado à ciência, se corre o risco de perder tudo aquilo que foi investido”, justificou.

Veto 52

O líder do Cidadania também destacou a manutenção do veto 52.

“Ao mesmo tempo em que se respeita o Executivo, por outro lado, se respeita o Congresso Nacional, principalmente, quando na semana vem votaremos as regras do orçamento impositivo. Ao invés da disputa a harmonia. Respeito aos poderes para trabalharem em conjunto. O Cidadania acordou, topou e votou para que isso se tornasse realidade”, disse.

Leia também

Historiador analisa trajetória dos partidos em 40 anos de democracia

Os partidos políticos, organismos centrais da vida democrática, são incapazes de se abrirem para a dinâmica de transformações que ocorrem na vida social e econômica.

Presidente estadual do Cidadania reúne vereadores baianos em Salvador

Encontro também teve participação remota do presidente nacional da...

Em Carapebus/RJ, prefeitura oferece cadeira anfíbia para promover inclusão

Com a iniciativa, pessoas com mobilidade reduzida podem tomar...

A antecipação do bipartidarismo

O governador Rafael Fonteles e o senador Ciro Nogueira...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!