Senado aprova relatório de Eliziane Gama ao PL que restringe exportação de produtos essenciais contra o coronavírus

Medida terá validade apenas durante o período em que vigorar no País a situação de emergência de saúde pública (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

O Senado aprovou em sessão deliberativa remota, nesta quarta-feira (25), projeto (PL 668/2020) relatado pela líder do Cidadania na Casa, Eliziane Gama (MA), que permite a proibição ou a restrição de produtos considerados essenciais ao combate à epidemia de coronavírus no Brasil. A matéria foi chancelada pelos senadores na forma de um substitutivo e abrange saneantes, produtos para a saúde, medicamentos e imunobiológicos, o que inclui álcool em gel e máscaras hospitalares.

O substitutivo recebeu 76 votos a favor e também determina uma lista de produtos e os prazos de vigência das restrições para exportação. Segundo a senadora, essa medida dá maior efetividade à lei.

O projeto é de autoria do deputado federal Luiz Antonio Texeira Jr. (PP-RJ) e foi relatado pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC). Com a aprovação do texto alternativo, a proposta retorna para votação na Câmara.

Eliziane Gama disse que apresentou o substitutivo para “corrigir a terminologia empregada” e “ampliar seu escopo para abranger, também, os medicamentos e imunobiológicos, além de outros produtos para a saúde, que não estavam contemplados no texto original”.

Na versão aprovada pela Câmara, o projeto criava uma lei específica. Porém, o substitutivo inseriu as modificações na lei que trata do enfrentamento do coronavírus.

A senadora destacou que a medida terá validade apenas durante o período em que vigorar no País a situação de emergência de saúde pública.

“O substitutivo é um aprimoramento que objetiva conferir maior efetividade à lei. O país não pode, neste momento de dificuldades, abrir mão de sua produção dos insumos de saúde imprescindíveis ao controle da doença. Trata-se de uma questão de soberania”, disse a senadora.

A parlamentar maranhense lembrou durante a leitura do relatório que um total de 59 pessoas já tinham perdido a vida no País em menos de um mês, desde a descoberta do primeiro caso da Covid19 no Brasil.

“Os números não deixam dúvidas de que essa é uma doença que afeta a todos, não apenas idosos”, ressaltou a senadora.

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!