Carmen Zanotto: Brasil precisa se preparar e garantir recursos para combater Coronavírus

Deputada é relatora da Comissão Externa da Câmara criada para acompanhar a evolução da doença no País (Foto: Robson Gonçalves)

A deputada federal e relatora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha o andamento do Coronavírus no País, Carmen Zanotto (SC), afirmou nesta quarta-feira (11) que o País vive momento “delicado” e adiantou ser preciso mais recursos para fazer o enfrentamento correto da doença.

Ela destacou o trabalho desenvolvido pela Casa no acompanhamento do Coronavírus e no auxílio ao Governo Federal com a aprovação de leis que facilitem a execução de ações de defesa e combate à enfermidade.

“Nós precisamos ter toda a estrutura preparada na área da saúde, assim como garantir orçamento para fazermos frente a esta situação”, alerta.

Na entrevista a seguir, a deputada comentou ainda os efeitos negativos do Coronavírus na economia e afirmou que o poder público não pode permitir abusos como encarecimento de produtos como máscaras e álcool em gel.

Como a senhora vê a situação do Coronavírus no País atualmente?

Já temos casos confirmados e a cada dia suspeitas de novos estão sendo registradas pelos estados. Vivemos um momento delicado. Nós precisamos ter toda a estrutura preparada na área da Saúde para combater a doença, assim como garantir orçamento para tratar e atender os brasileiros que forem contaminados.

Como o Legislativo está atuando para conter o avanço da doença?

A Câmara dos Deputados já atuou rapidamente quando trabalhamos a vinda do PLN 23, que agora é lei, dando segurança para repatriarmos os brasileiros que estavam no epicentro da situação na China, assim como para definirmos, com clareza, o que é isolamento, o que é quarentena, etc. Garantimos todo o arcabouço jurídico necessário para o enfrentamento. A partir dessa situação, foi constituída uma Comissão Externa de acompanhamento até para sabermos como os estados estão e como podemos apoiá-los.

Na avaliação da senhora, será possível garantir recursos suficientes para combate e tratamento?

Não tenho dúvidas de que iremos precisar de mais recursos para a Saúde. Em especial para fazer frente ao pagamento de internações hospitalares e outros exames. Porque os tetos dos estados e municípios já estão estourados, gastam mais do que recebem. As dificuldades financeiras deles já são muito grandes e precisamos de um aporte de recurso federal. Já estamos trabalhando isso aqui na Câmara e esperamos boas noticiais nesse sentido.

Vimos esta semana um movimento de pânico nos mercados em relação aos impactos econômicos da doença. A gravidade dada à doença é correta?

Não podemos subestimar. Precisamos estar preparados para situações mais complexas. Agora, o mercado terá dificuldades sim. Já está havendo inclusive com matérias primas em alguns setores. A produção precisa ser ampliada e não podemos aceitar que o mercado inflacione. Ou seja, aquilo que custava R$ 25 começar a custar R$ 135. Precisamos garantir esses equipamentos para o dia a dia na área da saúde e para outros setores. O poder público precisa dar segurança à população, levar as informações corretas e dar agilidade aos exames.

Qual a importância de uma Comissão Geral para discutir o assunto com o ministro da Saúde?

A Comissão Geral deixa clara a importância do Legislativo no debate [sobre a doença] e a disposição do Parlamento brasileiro em auxiliar o Governo Federal no enfrentamento a esta situação. É um meio de mantermos um canal atualizado de troca de informações.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!