“Evitar a degradação do Cerrado é essencial para o Brasil”, afirma o senador do Cidadania de Goiás (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) defendeu em plenário o projeto (PL 1.459/2019), de sua autoria, que amplia a preservação do Cerrado, e redefine em 35% o percentual de reserva legal. Ele lembrou que o Cerrado é um dos ecossistemas mais importantes do mundo, e comporta 5% da biodiversidade do planeta.
O parlamentar reconheceu que o projeto levanta preocupações entre representantes do agronegócio. Na busca pelo consenso, o senador solicitou audiência pública para que sejam ouvidos; o agronegócio, técnicos e cientistas sobre o assunto.
“Evitar a degradação do Cerrado é essencial para o Brasil. E para defender sua preservação, não queremos promover uma espécie de Fla-Flu: ambientalistas versus produtores rurais. Vamos tentar mudar a equação, somar esforços a partir de debates em alto nível, para que possamos fazer caminhar juntos dois objetivos essenciais: aumentar a produção de alimentos e manter saudável o meio ambiente”, disse Jorge Kajuru.
O senador também lamentou mortes de peixes no Rio Vermelho e no Rio Araguaia, em Aruanã (GO). Foi necessário suspender o abastecimento de água por alguns dias, sublinhou o parlamentar. A causa das mortes está sendo investigada. (Agência Senado)