Roberto Freire: Cidadania luta pela formação de ampla frente democrática

“O “Fora Bolsonaro” é um grito que expressa justa indignação e unifica setores das oposições, mas não as forças democráticas”, diz o presidente do partido (Foto: Reprodução)

Em mensagem aos filiados, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, disse que apoia uma ampla frente em defesa da Constituição, da democracia e da liberdade.

O dirigente destacou que palavras de ordem como “Fora Bolsonaro” ou “Lula livre” inviabilizam a união das forças democráticas.

Freire lembra ainda que a legenda nunca faltou à Nação em momentos que exigiram intervenção política, por meio constitucional, como nos impeachment dos ex-presidentes Fernando Collor e Dilma Rousseff.

Veja abaixo mensagem de Roberto Freire.

Fora, Bolsonaro” inviabiliza frente ampla contra escalada autoritária

O Cidadania 23 defende uma frente ampla de defesa da Constituição, da democracia e da liberdade. O “Fora Bolsonaro” é um grito que expressa justa indignação e unifica setores das oposições, mas não as forças democráticas e em especial as instituições republicanas, como imprensa, Congresso, STF (Supremo Tribunal Federal) etc.

Travamos historicamente uma luta contra o “Fora Sarney, Itamar, FHC ou Temer”. É uma consigna golpista já que desconhece a legitimidade democrática do governo eleito. É o mesmo, com sinal trocado, do golpismo bolsonarista do fechamento do Congresso que prega o fechamento do Legislativo que pode ser resumido num “Fora, Congresso”.

Sempre contestando tal política, nunca tergiversamos quando se fazia necessário a intervenção política por meio do constitucional e democrático impeachment. Foi o que aconteceu com Collor e Dilma. E pode até ser uma hipótese agora, já que crime de responsabilidade foi cometido por Bolsonaro. Mas faltam ainda as condições políticas da ingovernabilidade e apoio popular nas ruas pressionado o Congresso, que é sempre permeável aos desejos da sociedade.

Só uma ampla frente das forças democráticas e das instituições republicanas conseguirá deter a escalada autoritária do governo Bolsonaro. Com palavras de ordem estreitas como o “Fora, Bolsonaro” ou “Lula livre” estaremos inviabilizando esta frente ampla.

Roberto Freire
Presidente do Cidadania

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!