Avaliação inicial do partido é de que o ato do presidente atenta contra as instituições (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Raphael Di Cunto e Marcelo Ribeiro — Valor Econômico
O Cidadania, antigo PPS, deve decidir até esta quinta-feira se apresentará um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, afirmou o líder do partido na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (SP).
“Nossa análise inicial é de que a declaração dele atenta contra as instituições, mas queremos fazer análise jurídica mais cuidadosa”, disse.
Segundo Jardim, o partido e a bancada estão analisando conjuntamente a questão jurídica e política e tomarão uma decisão até quinta-feira. Bolsonaro compartilhou com aliados um vídeo convocando para as manifestações do dia 15 de março a favor do governo e pelo fechamento do Congresso.
O presidente da sigla, o ex-deputado Roberto Freire, afirmou pelo Twitter, ainda na noite de terça-feira, que o fato é de “suma gravidade”.
“Mais do que crime de responsabilidade é um claro atentado à democracia e a República, o apoio do presidente Bolsonaro a uma convocação de manifestação nitidamente antidemocrática”, escreveu.
Nesta quarta-feira, após Bolsonaro evitar comentários sobre a manifestação e dizer que apenas compartilhou um vídeo com amigos, Freire voltou ao Twitter para dizer que “Bolsonaro ensaiou um recuo na sua quartelada” por causa da “reação das forças democráticas e das instituições republicanas”. “Mas a democracia com ele na Presidência, está sempre sofrendo ataque. Vamos manter a nossa unidade pela democracia e pela liberdade”, disse.
O ato do presidente também vem sendo condenado por outras figuras públicas. O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a dizer que, se o ato for confirmado, Bolsonaro não está à altura do cargo.
Fonte: https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/02/26/cidadania-avalia-entrar-com-pedido-de-impeachment-de-bolsonaro.ghtml