Eduardo Rocha: Não ao Golpe!

Em defesa da Constituição, da Democracia e da Liberdade!

A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa, ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. (Palmas.) Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da Pátria. (Muito bem! Palmas.) Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio, o cemitério. (Muito bem! Palmas.) A persistência da Constituição é a sobrevivência da democracia. Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. (Muito bem! Palmas prolongadas)

Ulysses Guimarães
Transcrição do seu discurso feito durante a Promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988

Rasgar a Constituição é abrir a tumba da democracia. É enterrar a liberdade. É calar a voz do Parlamento – expressão real e atual da consciência popular. É destruir a harmonia e a independência entre os três Poderes. É permitir a emergência de dois tristes crepúsculos: um que anuncia o fim da democracia e outro que anuncia o princípio da ditadura. É destruir a razão e dar vida à irracionalidade. É instigar ódios, intolerâncias, preconceitos e a divisão entre os brasileiros. É propagar as trevas do obscurantismo, do autoritarismo, do totalitarismo. É passar o recibo que não sabe governar em democracia, com a democracia e para a democracia. É o menosprezo aos partidos, ao diálogo, ao pluralismo, ao voto, ao povo. É o aborto das inovações democráticas. É a abertura dos portões infernais onde se vê as assustadoras e sombrias continuações da morte da democracia. É o extermínio da cidadania. É o punhal dilacerando o coração da civilização. É o assassinato do Estado democrático de direito.

Caso se confirme que o presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, partilhou mensagens por Whatsapp, nesta terça (25/02/020), convocando para uma manifestação no dia 15 de março de apoio ao Governo e a favor do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, fere o Inciso II do Artigo 85 da Constituição Federal – que, aliás, jurou, perante a Nação, a defender.

Diz a Carta Magna:

“Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:

II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”.

O presidente rasgou também o Artigo 78 da Constituição, que expressa os termos do juramento constitucional feito por ele em 1° de janeiro de 2019, quando assumiu a Presidência da República, a saber:

“Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

As mensagens que circularam convocando o ato de 15 de março (lembrem-se de 31 de março de 1964!) traz fotos dos generais Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Hamilton Mourão, vice-presidente com os dizeres: “Vamos às ruas em massa. Os generais aguardam as ordens do povo. Fora Maia e Alcolumbre”.

O estrago inconstitucional suscitou, inclusive, uma fratura exposta dentro do próprio Exército. O ex-ministro da Secretaria do Governo Bolsonaro, General Santos Cruz, condenou o banner que sugere o apoio total do Exército ao ato golpista. Santos Cruz partilhou aquela imagem e escreveu em seu twitter:

“IRRESPONSABILIDADE Exército Brasileiro – instituição de Estado, defesa da pátria e garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Confundir o Exército com alguns assuntos temporários de governo, partidos políticos e pessoas é usar de má fé, mentir, enganar a população.”.

Tanto os civis ou militares ou governantes (ou quem quer que seja) que convocam as manifestações para o dia 15 de março para violentar as instituições da República (Parlamento e Judiciário), violentam mais ampla e duramente a ordem democrática e constitucional. Isso é crime expresso pelo Inciso XLIV do Artigo 5° da Constituição Federal, a saber:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XLIV – constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;”.

É a manifestação de um governo fraco que, para governar, prefere a política da força a força da política; a raiva à inteligência; a subserviência estéril à reflexão crítico-criadora; a beligerância à diplomacia; o mandonismo ao diálogo; o fuzil ao livro; a truculência à negociação; o messianismo às instituições democráticas; a digitação no twitter ao diálogo com o parlamento; as trevas do autoritarismo à luz da democracia e liberdade.

O uso da força é manifestação da fraqueza de um governo isolado, que tende a tornar-se vácuo; expressão essa que, paradoxalmente, “preenche” o “cérebro governativo”.

O verdadeiro piloto da democracia é o povo. A urna é seu navio. A consciência é sua bússola. O parlamento é a expressão média de sua vontade.

A convocação para o ato do dia 15 escancara o que é e o que ele deseja: é um crime premeditado, um passo rumo à criação de uma crise político-institucional, o forno onde se assa o golpe contra o Estado democrático de direito. É preciso barrá-lo e se isso não for possível, é necessário responsabilizar seus idealizadores, apoiadores e divulgadores do golpe contra a democracia e à República! Abertura de processo de cassação de mandatários golpistas e, se confirmada a participação do presidente da República, a abertura de processo de impeachment.

Nas eleições presidenciais de 2018, o povo brasileiro elegeu um presidente da República; não um imperador. Elegeu um Congresso Nacional, não um “puxandinho” do Executivo. Revelam-se aí, mais uma vez, o anacronismo desestabilizador do presidencialismo e a sinalização da necessidade de o país avançar para o Parlamentarismo. Mas isso é outra história.

Aquele que, eleito em regime democrático, não quer governar seguindo suas regras, ou respeita a Constituição ou deve sair. O Brasil não pode e não deve nunca mais aceitar golpes, quarteladas e ditaduras de qualquer natureza.

A Constituição Cidadã representou na história brasileira um gigantesco passo em direção à democracia política, à cidadania e à construção de um efetivo estado democrático de direito. A Carta de 88 foi soldada pela luta, voz e negociação dos atores da sociedade civil organizada com o parlamento constituinte. Ela assegurou, pela via democrática e pacífica, a institucionalização de diversos direitos políticos, civis e garantias individuais e coletivas.

Há que se reconhecer: os avanços democráticos político-institucionais não tiveram como companhia (na mesma envergadura, densidade e velocidade) os necessários e inadiáveis avanços econômicos e sociais. Em trinta e um anos de democracia, é verdade, ainda há muitos problemas para superar e déficits sociais e econômicos crônicos para eliminar.

Contudo, os problemas da democracia e da liberdade se resolvem com mais democracia e com mais liberdade – dentro das regras democráticas.

Diante desse ato acintoso – que necessita de uma dura resposta constitucional por parte das forças democráticas – é preciso extrair dele alguma coisa de útil.

É preciso que essas mesmas forças, vendo o “ovo da serpente” em gestação no Planalto, partam rumo à direção de um pacto político democrático-social de desenvolvimento de longo alcance histórico para extirpar as bases sociais que dão calor e vida a ninhos produtores de carrascos da democracia.

Um pacto que, diante de um Brasil absurdamente desigual e perigosamente fértil às tendências golpistas e autoritárias, construa um pacto político democrático-social de desenvolvimento, cujos contornos construídos democraticamente podem tornar-se uma força gravitacional para a qual convergem as diversas tradições político-culturais democráticas, republicanas, pluralistas, reformistas, laicas, seculares, feministas, civilizatórias, progressistas, humanistas expressas e dispersas nos protagonismos de comunistas de natureza democrática, socialdemocratas, liberal-democratas, libertários, religiosos progressistas, ambientalistas, pacifistas e defensores da beleza da diversidade humana – todos dispersos em diversos partidos, organizações da sociedade civil e coração da cidadania brasileira.

Um pacto histórico capaz de, num primeiro momento, impedir o golpe, defender e preservar o Estado democrático de direito, anular e superar tendências golpistas, retrógadas, reacionárias, conservadoras, populistas, xenófobas, racistas, plurifundamentalistas, financistas, antiambientalistas e belicistas.

E, num segundo, caminhar definitivamente na superação das causas e os efeitos do secular modelo concentrador e centralizador de renda, riqueza e saber em favor da minoria em detrimento da maioria e, ainda, reorientar a nossa economia no sentido do crescimento, distribuição de renda, sustentabilidade, desenvolvimento das forças produtivas, uma maior inserção do país no mercado externo com o fortalecimento do mercado interno e, através de resultados concretos favoráveis e sentidos pela cidadania em luta, reacender as esperanças de renovação política, econômica, social, moral e cultural do povo brasileiro.

Em defesa da Constituição!
Viva a Democracia!
Viva a Liberdade!
Golpes e ditaduras, nunca mais!

Eduardo Rocha, economista

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!