Jorge Kajuru defende projeto que amplia a preservação do Cerrado

“Evitar a degradação do Cerrado é essencial para o Brasil”, afirma o senador do Cidadania de Goiás (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) defendeu em plenário o projeto (PL 1.459/2019), de sua autoria, que amplia a preservação do Cerrado, e redefine em 35% o percentual de reserva legal. Ele lembrou que o Cerrado é um dos ecossistemas mais importantes do mundo, e comporta 5% da biodiversidade do planeta.

O parlamentar reconheceu que o projeto levanta preocupações entre representantes do agronegócio. Na busca pelo consenso, o senador solicitou audiência pública para que sejam ouvidos; o agronegócio, técnicos e cientistas sobre o assunto.

“Evitar a degradação do Cerrado é essencial para o Brasil. E para defender sua preservação, não queremos promover uma espécie de Fla-Flu: ambientalistas versus produtores rurais. Vamos tentar mudar a equação, somar esforços a partir de debates em alto nível, para que possamos fazer caminhar juntos dois objetivos essenciais: aumentar a produção de alimentos e manter saudável o meio ambiente”, disse Jorge Kajuru.

O senador também lamentou mortes de peixes no Rio Vermelho e no Rio Araguaia, em Aruanã (GO). Foi necessário suspender o abastecimento de água por alguns dias, sublinhou o parlamentar. A causa das mortes está sendo investigada. (Agência Senado)

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!