Moro cita PEC de Alex Manente e diz que é preciso acabar com “procrastinação da impunidade”

Fala do ministro da Justiça foi feita durante audiência pública na Câmara para debater a proposta de autoria do parlamentar do Cidadania-SP (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O ministro da Justiça Sérgio Moro afirmou nesta quarta-feira (12) que um processo judicial que dura décadas não traz justiça nenhuma.

A fala foi feita durante audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 199/2019), de autoria do deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), que estabelece a prisão condenatória após decisão em segunda instância.

Moro elogiou a iniciativa do parlamentar de apresentar o texto e acrescentou que é preciso acabar com a impunidade no Brasil.

“Um processo que dura décadas ou anos é um processo que não traz justiça nenhuma e traz um círculo vicioso de procrastinação da impunidade. É essencial, especialmente na Justiça criminal, abreviar o tempo dos processos e, para tanto é fundamental que o processo seja encerrado e já ser executada a decisão, a partir pelo menos do julgamento em segunda instância. E não acho que haja qualquer lesão à presunção da inocência”, afirmou o ministro da Justiça.

Alex Manente também destacou os aspectos da PEC que podem levar a nossa legislação a um outro patamar.

“Tivemos a oportunidade de trazer para a Câmara um debate amplo, debate que revoluciona o ordenamento jurídico, trazendo para todas as esferas a punição efetiva num momento adequado. Não é justo as pessoas ficaram décadas e décadas para conseguirem terem suas condenações e as pessoas lesadas acabam pagando um preço alto, seja no sentido dos crimes passionais, seja nos crimes cíveis”, disse o autor da PEC.

Na próxima semana, o ministro da Justiça receberá Manente para debaterem sugestões à PEC 199.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!