Eleição 2020: Número de pré-candidatos a prefeito do Cidadania já supera o de 2016

O Cidadania terá mais candidatos e candidatas a prefeito nas eleições municipais de 2020 na comparação com o pleito realizado em 2016 pelo PPS (Partido Popular Socialista). Segundo levantamento realizado pelo partido junto aos Diretórios Estaduais, a eleição deste ano já conta com 656 pré-candidatos, contra 412 do último pleito municipal. Conforme as previsões, o número de pré-candidatos dever ser ainda maior porque já que alguns estados ainda não enviaram lista com os possíveis concorrentes ao Diretório Nacional.

Além disso, o Cidadania concorrerá até o momento à Prefeitura de 10 capitais: Belo Horizonte, Macapá, Manaus, Fortaleza, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Porto Alegre, Porto Velho e Aracaju. Apesar dos Diretórios Estaduais de Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro não terem enviado a relação de pré-candidatos, o Cidadania também tem pré-candidatos a prefeito em Recife, Rio de Janeiro e Vitória. Em 2016, o então PPS disputou em apenas três capitais: Vitória, São Luís e Campo Grande.

Os números demonstram o novo momento político do Cidadania, que está oferecendo à sociedade um projeto inovador para o País, atraindo quadros políticos comprometidos com as mudanças que os brasileiros tanto esperam. O ingresso de quadros dos movimentos de renovação política é um exemplo da transformação da legenda desde o ano passado.

Comparação

Na comparação com os dois pleitos alguns estados chamam atenção, como é o caso do Amazonas. Em 2016, o partido lançou apenas três candidatos a prefeito e para o pleito de outubro deste ano já totaliza 16 pré-candidaturas. O Ceará também surpreende saindo de seis candidaturas para 21. Outro estado que superou o número de candidaturas do último pleito foi o Rio Grande do Sul, que saiu de 17 candidatos para 38 pré-candidatos

O Paraná foi o que apresentou o maior aumento dentre os estados, de 57 candidatos em 2016 para 142 pré-candidatos em 2020.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!