‘Vocês têm de construir novo partido’, diz Roberto Freire no IV Encontro de Jovens Lideranças da FAP

Presidente do Cidadania instiga juventude para não repetir erros da política tradicional (Foto: FAP)

“Vocês tem de construir um novo partido, diferente”, disse neste sábado (18) o presidente nacional do Cidadania 23, Roberto Freire, durante o encerramento do IV Encontro de Jovens Lideranças. O evento foi realizado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), em Corumbá de Goiás, e teve toda a programação transmitida ao vivo pelo site e Facebook da entidade. A FAP é vinculada do Cidadania.

No total, 75 jovens dos 26 Estados e do Distrito Federal fizeram uma imersão em um curso de formação política e cidadã , que é realizado pela FAP anualmente. Entre os temas discutidos por eles estiveram democracia, sustentabilidade, corrupção, eleições 2020, exclusão social, liberalismo, progressismo, política no mundo contemporâneo e redes sociais.

Durante o encerramento, Freire destacou que os jovens precisam assumir o protagonismo na política, sem repetir os velhos erros da política tradicional (veja o vídeo aqui).

“A juventude não pode, em hipótese alguma, agir como era antes a juventude de partido tradicional. Vocês devem ter o cuidado para não querer repetir e dar continuidade à juventude dos partidos”, afirmou o presidente do Cidadania.

“Tenham a consciência de que não mudamos para o Cidadania para ter continuidade nem o PPS e o PCB, embora historicamente existam”, explicou Freire, referindo-se ao antigo Partido Popular Socialista e ao Partido Comunista Brasileiro, para os quais o Cidadania deu uma nova identidade.

O diretor-geral da FAP, Luiz Carlos Azedo, avaliou como “excepcional” o IV Encontro de Jovens Lideranças e agradeceu o empenho de todos os participantes e profissionais da fundação para o sucesso do evento, além da coordenadora-geral Terezinha Lelis e do consultor José Augusto Neves.

Azedo disse que a contradição entre velho e novo se resolve dentro de cada geração.

“Esse embate é o embate a ser travado lá fora e, de certa maneira, esse encontro tem o objetivo de ajudar a se relacionarem com situações imprevistas e encontrar soluções, alem de estabelecer relações de cooperação e construir consensos”, afirmou ele.

A tarefa de construir o novo, segundo o diretor-geral da FAP, é muito mais dos jovens, embora os mais velhos também de contribuir bastante para isso.

“Vocês têm uma sombra de futuro maior que a nossa. Não estou querendo jogar no ombro de vocês uma tarefa de que não damos conta, mas mostrar que vocês fazem parte desse esforço, se olharmos em perspectiva”, disse ele, dirigindo-se aos participantes.

O vereador Samuca (Cidadania), coordenador nacional da Juventude do Cidadania 23, ressaltou a importância do espaço garantido pelo presidente do Cidadania para a juventude e todos os demais interessados em estabelecer um diálogo civilizado. Além disso, o parlamentar conclamou os participantes a fortalecerem os vínculos e o comprometimento com o partido.

“Chegou a hora de nos unirmos e apresentar um projeto [da juventude] para a direção”, disse ele, que é presidente do Cidadania em Guarapuava, a cerca de 250 quilômetros de Curitiba.

Game da Jornada da Cidadania

Mais cedo, os jovens participaram do Game da Jornada da Cidadania, um curso de formação política e cidadã totalmente gratuito e online que será oferecido pela FAP a partir de fevereiro. Orientados pela jornalista Jordana Saldanha, especialista em marketing digital e big data, os participantes se mobilizaram para divulgar ainda mais a iniciativa da fundação pelo país, a fim de buscar a formação e consciência política da sociedade. (Cleomar Almeida/Assessor de Comunicação da FAP)

Leia também

Prazo para a diplomação de eleitos vai até o dia 19 de dezembro

O prazo final para a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/11/2024)

Por que o golpe de Bolsonaro não se consumou?

Na primeira versão, “oficial”, Bolsonaro estaria abatido com a derrota eleitoral e pretendia tirar um “período sabático” nos Estados Unidos, não comparecendo à posse de Lula.

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!