O adeus à Nilceia Freire

Nós , Mulheres do Cidadania 23, com pesar, nos despedimos de uma das maiores feministas do País, Nilceia Freire, que destacou-se em sua vida pública na luta pelas cotas nas Universidades Públicas e no combate à violência contra a mulher.

Como ministra, esteve à frente do processo de discussão e articulação para a promulgação da Lei Maria da Penha e, como Secretária, realizou a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que culminou com a publicação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Nilceia foi responsável por criar o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, organização que reuniu as lideranças femininas das diversas agremiações partidárias, para as discussões de políticas públicas, principalmente voltadas para as questões de gênero. Devemos à gestão de Nilceia Freire na SPM a conquista do percentual de 5% do Fundo Partidário para a promoção e fortalecimento dos estudos específicos para o empoderamento das mulheres.

Nilceia segue como um grande exemplo e inspiração para nós, mulheres, na militância feminista brasileira.

Aviso: A missa de 7° dia da Nilcea Freire será sábado, dia 04/01/2020, na Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Rio de Janeiro-RJ às dez horas. (atualizado em 03/01/2020)

Leia também

Prazo para a diplomação de eleitos vai até o dia 19 de dezembro

O prazo final para a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/11/2024)

Por que o golpe de Bolsonaro não se consumou?

Na primeira versão, “oficial”, Bolsonaro estaria abatido com a derrota eleitoral e pretendia tirar um “período sabático” nos Estados Unidos, não comparecendo à posse de Lula.

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!