Eleição 2020 – Humberto Souto pretende disputar reeleição em Montes Claros (MG)

Prefeito adotou uma política de austeridade fiscal após desvios em administrações anteriores (Foto: Reprodução)

O prefeito do Cidadania de Montes Claros (MG), Humberto Souto, é pré-candidato à reeleição. Ele adotou uma política de austeridade fiscal, de melhorias dos aparelhos públicos e de fornecimento de serviços essenciais à população. Aos poucos, a cidade tem recuperado a sua dignidade após a prisão do ex-prefeito, Ruy Muniz, sob a acusação de desvios dinheiro de público.

Perfil

Bacharel em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, iniciou a carreira pública como vereador de sua cidade natal, Montes Claros, em 1962. Em 1974 elege-se deputado federal, o primeiro de seis mandatos consecutivos.

Em 1995 é indicado pela Câmara dos Deputados para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. Permanece de 1995 a 2004, quando se aposenta. Foi presidente do TCU de 2001 a 2002.

Em 2006 retorna à política elegendo-se deputado federal, pela 7ª vez, no PPS (atual Cidadania).

Retornou à Câmara dos Deputados em 19 de de dezembro de 2012, na vaga deixada por Carlaile Pedrosa, que renunciou ao mandato de deputado federal para assumir a Prefeitura de Betim (MG).

Em 2016 foi eleito prefeito de Montes Claros no segundo turno, pelo PPS, com 123.156 votos (65,31% dos válidos), derrotando Ruy Muniz, do PSB, que buscava a reeleição. Tomou posse como prefeito em 1º de janeiro de 2017.

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!