FAP transmite ao vivo o IV Encontro de Jovens Lideranças a partir desta quarta-feira

Estratégia da FAP vai permitir que o debate chegue a um maior número de pessoas, avalia Cristovam Buarque, presidente do Conselho da fundação

Internautas de todo o mundo poderão acompanhar ao vivo a cobertura do IV Encontro de Jovens Lideranças, que será realizado a partir desta quarta-feira (15), em Corumbá de Goiás, a 125 quilômetros de Brasília. Com programação até o próximo sábado (18), o evento terá transmissão em tempo real nas redes sociais e no site da FAP (Fundação Astrojildo Pereira), realizadora do evento e vinculada ao Cidadania.

Presidente do Conselho Curador da FAP, Cristovam Buarque destaca que a transmissão ao vivo do IV Encontro de Jovens Lideranças segue a tendência da sociedade, que está cada vez mais conectada em toda o mundo.

“O veículo que os jovens mesmo gostam é a internet. O encontro em si é o ponto de partida, o estopim, cujas discussões devem ultrapassar os muros”, diz ele.

“O verdadeiro debate não se limita dentro de muros. É preciso derrubar os muros para que a gente se comunique com as pessoas. A transmissão ao vivo, além de ser contemporânea com a linguagem dos jovens, é uma maneira de chegar ao maior número de pessoas”, acentua.

No encontro, os jovens terão a oportunidade de participar de uma imersão política em formato de curso de liderança e treinamento para trabalho em equipe, com palestras, aulas, debates, dinâmicas de grupo, além de atividades lúdicas e recreativas. Também participarão do encontro os multiplicadores da Jornada da Cidadania.

Cristovam afirma que o IV Encontro de Jovens Lideranças tem duas grandes finalidades. A primeira delas, segundo ele, é fazer a juventude debater problemas nacionais.

“Isso tem sido difícil hoje porque os partidos se segmentaram e perderam o sentimento de nação, de conjunto, de humanidade”, afirma. “Com o encontro, estamos tentando trazer debates sobre assuntos globais, a condição humana e as disputas de classe, que estão ausentes das discussões hoje”, acrescenta.

O segundo objetivo do IV Encontro de Jovens Lideranças, de acordo com Cristovam, é fortalecer a própria juventude.

“Se não conseguir mobilizar os jovens para uma agenda transformadora e progressista, o partido deixa de existir. O partido não pode ser coisa de velhos, embora necessite de velhos por causa da memória, mas o partido precisa da juventude”, afirma.

Coordenadora-geral do encontro, a psicóloga Terezinha Lelis acredita que o momento é muito especial para a realização do evento.

“Justamente porque podemos colocar a tecnologia a serviço da democracia e dialogar com os jovens”, destaca.

“Sempre falamos que os jovens são o futuro, mas, na verdade, eles são a possibilidade, neste presente, de serem diferentes do que a velha política tem feito”, afirma.

Terezinha lembra que o assunto ganha ainda mais relevância neste ano por causa das eleições que serão realizadas em outubro.

“É uma possibilidade de discussão ampla, profunda e reverberada em todo o Brasil”, diz a coordenadora do encontro. “A FAP está de parabéns pela realização do evento, mais uma vez, já que segue a sua própria linha de produzir e aumentar conhecimento, além de investir na formação dos jovens”, ressalta.

O consultor do encontro, José Augusto Neves reforça que a transmissão ao vivo do IV Encontro de Jovens Lideranças mostra o compromisso da FAP com a transparência, além do propósito da fundação de procurar soluções para o Brasil independentemente de posições políticas.

“Significa querer construir uma nação de verdade, onde haja oportunidade para todo mundo, principalmente para jovens, negros, mulheres e comunidade LGBTI”, ressalta, referindo-se à sigla da diversidade de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexos.

Juventude representada

A coordenadora nacional de Organização da Juventude 23, grupo de mobilização de jovens do Cidadania, Gisele Cristina Estrela ressalta que o IV Encontro de Jovens Lideranças é muito positivo para integrar e aproximar o segmento de todo o País.

“O encontro serve como um momento muito proveitoso de discussão política e de conhecimento”, afirma ela, que já participou de duas das três edições do evento realizadas até o ano passado.

Gisele diz que a juventude vem se organizando interna e externamente em alguns estados, mas, segundo ela, em outros, ainda há grande evasão.

“O encontro serve mais para formação política e cidadã e o intuito é que cada jovem participante compartilhe o conhecimento em seus estados e municípios”, diz ela.

O coordenador nacional de Movimentos Sociais da Juventude 23, Bruno de Arruda Rodrigues, afirma que o IV Encontro de Jovens Lideranças é muito importante por causa da troca de conhecimento entre jovens de todos os 26 Estados e do Distrito Federal.

“Acredito que a juventude precisa ser mais ouvida e integrada na organização. É importante a ocupação dos espaços da juventude por pessoas que entendam as pautas da própria juventude. A construção do conhecimento, nesse sentido, deve ser coletiva”, sugere.

Palestrantes confirmados

Entre os palestrantes confirmados, estão o presidente do Conselho da Fundação Amazonas Sustentável, Benjamin Sicsu; o doutor em história e membro do Conselho Curador da FAP Marcus Vinicius Oliveira; a socióloga e psicanalista Almira Rodrigues; o cientista político Leandro Machado e o historiador e diretor-executivo da FAP Alberto Aggio.

Também estão confirmados como palestrantes o pós-doutor em Comunicação Sergio Denicoli, sócio-diretor da AP Exata; o prefeito de Vitória (ES) e médico Luciano Rezende; o professor de direito e coordenador da Jornada da Cidadania, Marco Aurélio Marrafon; o doutor em história Victor Missiato e a campeã mundial de artes marciais e campeã nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Jordâna de Castro Saldanha. A programação detalhada do encontro será divulgada no local do evento. (Cleomar Almeida/ Assessor de Comunicação da FAP)

Leia também

Só os Estados Unidos podem conter Netanyahu

NAS ENTRELINHASO caminho da paz não é a limpeza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (29/05/2024) MANCHETES DA...

Negócio milionário por trás da morte de Marielle

NAS ENTRELINHASA economia informal que se forma nos loteamentos...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/05/2024) MANCHETES DA...

Frente Ampla Já!

O nazifascismo começa a levantar novamente a cabeça no...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!