Sindicatos perderam 1,5 milhão de filiados em 2018, aponta IBGE

Sem a recuperação do emprego formal, a taxa de sindicalização do mercado de trabalho atingiu seu menor nível em sete anos (Foto: Reprodução)

Sindicatos perdem 1,5 mi de filiados em 2018 e têm menor nível em 7 anos

Segundo IBGE, só 12,5% dos trabalhadores ocupados eram sindicalizados no ano passado; proporção era de 16,1% em 2012

Bruno Villas Bôas – Valor Econômico

Sem a recuperação do emprego formal, a taxa de sindicalização do mercado de trabalho brasileiro seguiu em retração em 2018 e atingiu seu menor nível em sete anos.

De acordo com dados da Pnad Contínua ( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua), divulgada nesta quarta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 12,5% das pessoas ocupadas eram sindicalizadas no País no ano passado, o menor nível desde 2012, início da série histórica da pesquisa.

Isso significa que o país tinha 11,518 milhões de pessoas sindicalizadas, 11,9% abaixo do ano anterior, o correspondente a uma redução de 1,5 milhão de filiados.

Desde 2012, os sindicatos perderam 2,88 milhões de trabalhadores.

A proporção de sindicalizados era de 16,1% em 2012. Esse percentual ficou praticamente estável até 2015. Então, recuou para 14,9% em 2016 e para 14,4% em 2017.

No ano passado, o número de pessoas ocupadas até cresceu, mas sobretudo em postos informais, de baixa representação sindical para intermediar relações com o patrão. Sindicatos têm sido afetados ainda pelo fim da obrigatoriedade da contribuição sindical.

Dados da pesquisa mostram que a maior taxa de sindicalização em 2018 estava no setor público (25,7%), seguido por trabalhadores do setor privado com carteira assinada (16%). Os trabalhadores sem carteira no setor privado apresentaram uma das menores taxas, de 4,5%.

Quanto maior o nível de instrução, maior a taxa de sindicalização. Pessoas mais instruídas têm, em geral, maior probabilidade de conseguir emprego formal, o que explica o indicador. Dos ocupados com superior completo, 20,3% estavam sindicalizados. Com médio incompleto, eram 8,1%.

Regionalmente, a região Nordeste tinha o maior percentual de sindicalizados: 14,1%, seguida por Sul (13,9%), Sudeste (12,0%), Centro-Oeste (10,3%) e Norte (10,1%).

Parte dos sindicatos diferencia o trabalhador “associado” (que se torna uma espécie de sócio do sindicato e que paga mensalidades com benefícios específicos) do “filiado” (trabalhadores de categorias profissionais filiados a sindicatos). O IBGE não faz essa distinção na pesquisa.

Leia também

Nota de Pesar

Cidadania23O Cidadania manifesta profundo pesar pela morte de Jards...

Após oito encontros regionais, Cidadania RJ mobiliza para Congresso Estadual

A temporada de encontros partidários do Cidadania no estado...

Em Minas, Cidadania realiza congressos municipais em Betim e Santa Luzia

O Cidadania23 realizou neste fim de semana dois importantes...

Cidadania encerra ciclo de congressos municipais em Duque de Caxias

O Congresso Municipal do Cidadania em Duque de Caxias,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!