Roberto Freire e o ator Jorge Coutinho discutem a situação da cultura

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, recebeu a visita na sede do partido nesta quinta-feira (12), em Brasília, do ator e presidente do SATED/RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro), Jorge Coutinho. No encontro, Coutinho e Freire discutiram a conjuntura política nacional e a situação cultural brasileira.

Freire afirmou que devido seu histórico de luta pela defesa da democracia e da liberdade, o partido estaria de portas abertas para a sua filiação. Contudo, após Coutinho ressaltar o seu desejo de disputar a prefeitura do Rio de Janeiro, o dirigente destacou que o partido tem o deputado federal Marcelo Calero (Cidadania) como pré-candidato para a disputa da capital carioca.

“Evidente que pela sua história de luta na defesa da democracia e da liberdade, e como representante de uma categoria tão importante do ponto de vista da cultura para o País, o partido está aberto para a sua filiação se assim desejar. Mas salientei que o partido, no processo eleitoral, já possui um pré-candidato definido pelo diretório municipal que é o deputado Marcelo Calero”, disse, que foi ministro da Cultura.

Perfil

Jorge Coutinho fez parte da criação do movimento do Cinema Novo e do Grupo Opinição responsável pela divulgação da música de compositores populares que se tornaram conhecidos pela elite brasileira.

Nos anos de repressão, o espetáculo “Noitada de Samba” produzido por ele e Leonides Bayer foi considerado pela opinião pública o grande foco da resistência ficando em cartaz por 10 anos.

Devido a esse movimento cultural e político, Jorge Coutinho foi exilado na Argentina. No retorno, atuou na novela “Passo dos Ventos”, de autoria de Janete Clair, onde protagonizou o primeiro beijo entre um negro e uma branca desfiando o preconceito vigente naquela ocasião.

Em 2004, foi eleito presidente da SATED/RJ revitalizando e implementando diversos projetos. Atualmente, é presidente nacional do PMDB Afro e Conselheiro de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Leia também

Por que o golpe de Bolsonaro não se consumou?

Na primeira versão, “oficial”, Bolsonaro estaria abatido com a derrota eleitoral e pretendia tirar um “período sabático” nos Estados Unidos, não comparecendo à posse de Lula.

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!