Câmara aprova projeto de Marcelo Calero que estende prazo do Recine

A matéria agora segue para análise do Senado e, caso seja aprovada na Casa, será enviada para sanção presidencial (Foto: Robson Gonçalves)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (04), o projeto de lei do deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ), que prorroga o prazo para utilização do Recine (Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica). O benefício que desonera a aquisição de equipamentos para implantação de salas de cinema estava previsto para acabar neste ano, mas poderá ser estendido para 2024.

O Recine, que faz parte do programa “Cinema Perto de Você”, é voltado para inclusão de consumidores da classe C e existe desde 2012. Porém, hoje, somente 10% dos municípios brasileiros têm sala de cinema. Mesmo assim, entre 2012 e 2016, o mecanismo de isenção fiscal viabilizou a criação de 1.036 salas no País.

“A gente tem que lembrar que o setor audiovisual é responsável por 0,46% de todo o PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro e gera 300 mil empregos. Tem mais de 12 mil empresas e gera mais de R$ 3 bilhões em impostos. É um setor vital para a economia e precisamos gerar emprego”, disse Calero, ao defender a aprovação do projeto.

A matéria agora segue para análise do Senado e, caso seja aprovada na Casa, será enviada para sanção do presidente da República.

Leia também

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

As novas tarifas de Trump: Impactos na União Europeia e no Brasil

No sábado, 12 de julho, o presidente dos Estados...

Cidadania realiza Encontro Nacional de Mulheres na Política

O Cidadania, por meio da sua Secretaria de Mulheres...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!