Jornada da Cidadania: Curso de formação política online já tem mais de 1 mil inscritos

Inscrições vão até 15 de janeiro. Participe!

O Jornada da Cidadania – curso online e gratuito de formação política elaborado pelo Cidadania e a FAP (Fundação Astrojildo Pereira) – já recebeu mais de mil inscrições e espera receber muito mais. As aulas começam no dia 23 de janeiro de 2020 e vão até de abril, com um total de 36 horas de curso baseadas em cinco pilares: estratégia e liderança; comunicação política eficaz; ética e integridade na ação política; fundamentos de teoria política; e democracia e casos de sucesso.

Para o coordenador do projeto, Marcos Marrafon, do Cidadania de Mato Grosso, o Jornada da Cidadania vai ultrapassar as fronteiras partidárias.

“O objetivo é mostrar que é possível preparar e qualificar as pessoas para que elas possam debater a política com conteúdo e inteligência. Com um olhar sereno e profundidade em relação aos debates que temos nacionalmente. Hoje vivemos numa era de fake news e é preciso discernir  as informações separando o verdadeiro do falso e para isso é preciso conhecimento. Conhecimento de qualidade”, disse.

Marco Marrafom: Curso elaborado para atender o cidadão comum e o que quer ser canditado

Marrafon destacou que o curso foi elaborado para atender tanto o cidadão comum que busca conhecimento e o fortalecimento da democracia, assim como aquele que pretende ser candidato.

“Entendemos que as pessoas comuns devem sair do seu lugar e tomar o seu papel como cidadão. É o sentido mais genuíno, tanto para quem gosta de política, mas não quer se candidatar e quer aprender, quanto para aquele que quer se candidatar e se tornar um representante da população brasileira com qualidade, ética e integridade”, explicou

Conteúdo inovador

Segundo o coordenador, o Jornada da Cidadania vai oferecer conteúdo inovador, interativo e de profundidade teórica.

“Os inscritos podem esperar por um curso com muita interatividade e conhecimento, bastante inovador e aliado com profundidade teórica para oferecer conhecimentos sólidos. A parte mais teórica vem aliada a uma leitura pratica do mundo contemporâneo. Uma leitura que gere resultados para que as pessoas possam liderar processos e defender posições com consciência e se comunicar de uma forma melhor”, adiantou.

Perfil dos inscritos

A procura pelo curso tem sido feita por pessoas dos mais diversos lugares e partidos. Apesar de a grande maioria ser oriunda dos quadros do Cidadania – 715 inscritos -, pessoas de legendas como Novo (9), PSB (8), PSDB (8), PDT (6), dentre outros partidos, além dos que não tem filiação partidária, participarão do Jornada da Cidadania. Os inscritos no curso que irão concorrer para algum cargo nas próximas eleições somam 54,9%, enquanto 45,1% dizem que não disputarão cargos.

Quando analisado por região, São Paulo aparece como o estado com o maior número de inscritos, um total de 166. Em seguida aparace o Pará, com 125; Rio de Janeiro, com 124; Minas Gerais, com 92 e Sergipe, com 85. As unidades da federação com menor número de inscritos foram Rio Grande do Norte (3), Maranhão (5), Acre (5), Paraíba (8), Rondônia (11) e Amapá (14).

As pré-inscrições seguem abertas até o dia 15 de janeiro de 2020 e podem ser feitas por meio do endereço https://jornadadacidadania.com.br

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!