Varejo registra alta de 0,1%, a sexta alta consecutiva em 2019

O setor varejista acumula alta de 2,7% no período, de acordo com dados do IBGE (Foto: Reprodução)

O comércio varejista brasileiro registrou ligeiro crescimento de 0,1% na passagem de setembro para outubro, a sexta alta consecutiva do setor no ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio).

O setor acumula alta de 2,7% no período. O varejo também registrou altas de 0,4% na média móvel trimestral, de 4,2% na comparação com outubro do ano passado, de 1,6% no acumulado do ano e de 1,8% no acumulado de 12 meses.

De acordo com a PMC, seis das oito atividades pesquisadas tiveram alta no volume de vendas entre a passagem de setembro para outubro: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), combustíveis e lubrificantes (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%), móveis e eletrodomésticos (0,9%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%) e tecidos, vestuário e calçados (0,2%).

As atividades que tiveram queda de acordo com a PMC foram supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%) e de livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%).

Varejo ampliado

Ao analisar o varejo ampliado, que inclui os setores de de materiais de construção e venda de veículos peças, foi registrado aumento de 0,8% de setembro para outubro com alta de 2,1% na atividade de materiais de construção e 2,% no de veículos e peças. Também foi registrada alta na média móvel trimestral (0,7%), na comparação com outubro de 2018 (5,6%), no acumulado do ano (3,8%) e no acumulado de 12 meses (3,8%). (Com informações do IBGE e agência de notícias)

Leia também

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (23/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!