Rubens Bueno critica demora na votação da PEC da segunda instância

Indefinição sobre a votação da proposta contribuiu para a decisão do STF sobre a questão, diz o deputado (Foto: Robson Gonçalves)

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) , ao defender a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da segunda instância, criticou o Parlamento por postergar a apreciação da matéria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que analisa a admissibilidade da proposta.

“Esta Casa precisa dar explicações ao povo brasileiro por que ainda não votou esta proposta de emenda à Constituição tão importante para pôr freio à corrupção no País”, afirmou.

Bueno, que foi relator da proposta na Legislatura passada, disse que a PEC reconheceu que a proposta não pôde ser votada em 2018 por causa da intervenção federal no Rio de Janeiro, mas que não vê motivo para a matéria ficasse parada na CCJ.

“Sabemos que a intervenção federal impede que propostas de emendas constitucionais sejam votadas, mas a intervenção foi suspensa em dezembro do ano passado. Por que não foi votada este ano?”, reforçou o parlamentar.

Vácuo

Para o deputado paranaense, a falta de definição em torno da apreciação da PEC, de autoria do deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), contribuiu para que o STF (Supremo Tribunal Federal) preenchesse o “vácuo” deixado pelo Poder Legislativo e decidisse para que a prisão só aconteça depois do trânsito em julgado.

Rubens Bueno criticou ainda a luta política travada entre os oposicionistas e governistas em torno da soltura do ex-presidente Lula.

“O dever desta Comissão é recuperar o tempo perdido. A luta política só atrapalha a votação dessa proposta”, afirmou.

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!