Jorge Kajuru defende início da prisão provisória após decisão em segunda instância

Dos sete ministros que já se manifestaram sobre o caso, quatro foram favoráveis à manutenção da prisão após a segunda instância e três votaram contra (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Um dos signatários da carta aberta entregue nesta terça-feira (5) aos ministros do Supremo Tribunal Federal a favor do início da execução da pena de prisão após a decisão em segunda instância, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) disse em plenário que o julgamento da questão, em curso no STF, desperta a atenção de toda a população. A carta, lançada pelo senador Lasier Martins (PSD-RS), obteve amplo apoio no Senado.

O tribunal deve retomar nesta quinta-feira (7) a análise da ação. Dos sete ministros que já se manifestaram, quatro foram favoráveis à manutenção do entendimento atual de início do cumprimento provisório após a segunda instância e três votaram contra. Faltam os votos de quatro ministros.

Jorge Kajuru destacou o voto do ministro Luís Roberto Barroso, especialmente no trecho no qual argumenta que, com a decisão em segunda instância, não é mais possível à parte apresentar provas ou discutir a sua condenação.

“Logo, não há justificativa para deixar o condenado livre. Dentre as estatísticas usadas pelo ministro, está uma que, em casos de recursos extraordinários após condenação em segunda instância, em apenas 0,035% desses casos houve absolvição. De 25 mil recursos pesquisados, em apenas nove foram revertidos”, afirmou Kajuru. (Agência Senado)

Leia também

Cidadania abre 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças em Brasília

Evento reúne jovens de todo o Brasil para quatro...

TRE mantém Dr. Leônidas na Alep e reforça legalidade da atuação do Cidadania no processo eleitoral

Decisão reafirma segurança jurídica na composição da bancada estadual O...

Cidadania aprova início de tratativas para federação com o PSB

Executiva Nacional decide por unanimidade abrir diálogo com o...

Renata Bueno lança novo site para fortalecer a conexão entre Brasil e Itália

Renata Bueno, primeira deputada ítalo-brasileira no Parlamento Italiano, acaba...

Cidadania/PR avança com novas filiações e consolida projeto para 2026

Com informações de Yuri Augusto Raysel Rodrigues No último sábado...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!