Com emenda do Cidadania, deputados aprovam Programa Médicos pelo Brasil

A Medida Provisória 890 corria risco de caducar na próxima quinta-feira (Foto: Agência Câmara Notícias)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) a Medida Provisória (MP 890) que cria o Programa Médicos pelo Brasil. A matéria foi chancelada por acordo firmado entre as lideranças partidárias.

O texto será encaminhado ao Senado Federal.

A medida foi aprovada com emenda de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) que permite a reincorporação ao programa dos médicos cubanos por mais dois anos. Poderão aderir aqueles que estavam em atuação no Brasil no dia 13 de novembro de 2018 e tenham permanecido no país após o rompimento do acordo entre Cuba e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Esses médicos terão quer submetidos ao exame Revalida.

No encaminhamento da votação, a parlamentar do Cidadania fez um apelo para que os partidos votassem a proposta. A medida corria risco de caducar na próxima quinta-feira (28).

“O País precisa que este programa seja aprovado com urgência. Esta Casa não pode deixar a população desassistida. Precisamos avançar na atenção básica de saúde”, alertou.

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, Carmen Zanotto destacou ainda que o Cidadania defende que médicos, com o registro profissional e devidamente qualificado, prestem atendimento à sociedade. “Não dá para tratar os pacientes sem esses profissionais. Este é o princípio que norteia o Sistema Único de Saúde”, afirmou.

O Médicos pelo Brasil disponibilizará 18 mil médicos.

“É muito importante que esses profissionais possam preencher os vazios assistenciais nas periferias das grandes cidades e nos lugares mais longínquos deste país”, acrescentou Carmen Zanotto.

No final da votação, Zanotto ressaltou o acordo firmado entre os líderes partidários que possibilitou a votação da MP.

Novas regras do Revalida

O plenário também aprovou o Projeto de Lei 4067/15 que inclui em lei o programa de revalidação de diplomas de médicos obtidos no exterior.
Estima-se que cem mil médicos formados no exterior aguardam a realização dessas provas. O Revalida não é realizado desde 2016.

Os exames serão realizados duas vezes ao ano. Além do Conselho Federal de Medicina (CRM) e das instituições públicas, o Revalida passará a contar com a participação de instituições privadas com cursos de Medicina que tenham nota de avaliação 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Leia também

Nota de Pesar

Cidadania23O Cidadania manifesta profundo pesar pela morte de Jards...

Após oito encontros regionais, Cidadania RJ mobiliza para Congresso Estadual

A temporada de encontros partidários do Cidadania no estado...

Em Minas, Cidadania realiza congressos municipais em Betim e Santa Luzia

O Cidadania23 realizou neste fim de semana dois importantes...

Cidadania encerra ciclo de congressos municipais em Duque de Caxias

O Congresso Municipal do Cidadania em Duque de Caxias,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!