Alessandro Vieira critica decisão de Dias Toffoli para acesso a sigilo de 600 mil pessoas

“O ministro Dias Toffoli deveria ser o maior guardião da legalidade e da segurança jurídica no Brasil”, cobrou o senador do Cidadania (Foto:Marcos Brandão/Senado Federal)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) criticou a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, de determinar ao Banco Central que fosse enviado a ele os relatórios de inteligencia financeira do antigo Coaf, hoje UIF (Unidade de Inteligência Financeira), o que lhe permitiu o acesso aos “dados sigilosos de cerca de 600 mil pessoas — 412,5 mil físicas e 186,2 mil jurídicas”, de acordo com reportagem (veja aqui) do jornal “Folha de S. Paulo”.

“O ministro Dias Toffoli deveria ser o maior guardião da legalidade e da segurança jurídica no Brasil. Infelizmente, a opção parece ser sempre pelo autoritarismo e pelo abuso”, criticou.

De acordo com o jornal, o pedido de Toffoli “é do último dia 25 de outubro e foi no âmbito de um processo no qual, em julho, o ministro suspendeu todas as investigações do país que usaram dados de órgãos de controle — como o Coaf e a Receita Federal— sem autorização judicial prévia”.

“Essa decisão do ministro Dias Toffoli é mais um demonstração de uma escalada de abuso e de autoritarismo, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal procura ocupar um espaço de poder e, com isso, preservar seu grau de impunidade, absolutamente inatingíveis para qualquer tipo de apuração. Isso só reforça a necessidade de instrumentos como a CPI da Lava Toga e até mesmo impeachment de ministros [do Supremo]. É preciso que o Senado da República faça o trabalho”, disse.

Leia também

Manifestação da maioria dos membros da Comissão Executiva Nacional

CONSIDERANDO o ato da Secretaria Executiva nº 001/2025, de...

Ato da Tesouraria Nacional nº 02/2025

Esclarecimentos e preservação da regularidade institucional e financeira do...

Ato da Secretaria-Executiva nº 01/2025

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO NACIONAL DO CIDADANIA, no uso das atribuições...

O Brasil dos próximos 20 anos não está sendo construído, alerta Cristovam Buarque

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog do Magno Economista,...

Gaza e Israel: a esperança de paz, a libertação dos reféns e a urgência na defesa dos direitos humanos

Por Renata Bueno, ex-parlamentar italiana e advogada internacional Em um...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!