Líderes partidários decidem que caminho para volta da prisão em 2ª instância é via PEC de Alex Manente

Parlamentar estima que até março do próximo ano a matéria já esteja aprovada pelos deputados (Foto: Robson Gonçalves)

Após reunião realizada nesta terça-feira (26) entre líderes partidários e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Brasília, ficou decidido que a PEC 199/2019, de autoria do deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), foi a escolhida para tramitar nas duas Casas com o objetivo de estabelecer na Constituição a prisão de condenados após sentenças proferidas em segunda instância.

O encontro que contou com a presença também do ministro da Justiça, Sergio Moro, serviu para traçar estratégias sobre como será o procedimento legislativo em torno do tema.

A PEC 199/2019 foi aprovada na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara com amplo placar favorável. No mesmo dia foi instalada a comissão especial que apreciará o mérito da proposta.

Alex Manente relatou que o entendimento é de que o seu texto avance na Câmara e o Senado monte um grupo de acompanhamento do tema, como ocorreu durante a tramitação da PEC da Reforma da Previdência.

“Entendemos que uma modificação neste tema por meio de um projeto de Lei geraria um conflito no Supremo e nós novamente ficaríamos à margem e o Congresso não dará a resposta segura que precisamos”, disse o parlamentar na saída do encontro.

O autor da PEC da prisão da segunda instância estima que até março do próximo ano a matéria já esteja aprovada pelos deputados.

“Queremos que até o primeiro trimestre de 2020 a Câmara cumpra seu papel de finalizar no plenário até porque estamos muito seguros que teremos maioria qualificada para debater este tema e encaminhar ao Senado”, acrescentou Manente.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!