Aprovação na CCJ da PEC da prisão em 2ª instância reforça combate à impunidade, diz Rubens Bueno

“O que estamos buscando com a aprovação dessa PEC é algo definitivo”, afirma o parlamentar do Cidadania do Paraná (Foto: Robson Gonçalves)

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) classificou como uma vitória do combate à impunidade a aprovação nesta quarta-feira (20) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, por 50 votos a 12, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 199/2019) que garante a prisão após condenação em segunda instância. O parlamentar, que é membro do colegiado, defendeu que a medida é necessária para que o tema não fique mais sujeito a interpretações do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O que estamos buscando com a aprovação dessa PEC é algo definitivo, para que fique claro na Constituição que a prisão em segunda instância é para valer. Aqueles que apostavam nos infindáveis recursos e na prescrição vão perder agora. Não é mais um bom advogado, a um custo muito alto que vai livrá-los da cadeia. Esse é o papel que a CCJ cumpriu hoje ao aprovar a PEC que garante que quem for condenado em segunda instância será preso”, disse Rubens Bueno.

O deputado destacou ainda que a votação finalmente ocorreu após um acordo para rejeitar outras duas propostas sobre o tema (PECs 410/18 e 411/18), que alteravam o artigo 5º da Constituição e causavam divergência no meio parlamentar e jurídico.

O texto da PEC 199/2019, de autoria do deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), estabelece que o trânsito em julgado da ação penal se dá após o julgamento em segunda instância. Com isso, a prisão pode ocorrer após essa fase e os recursos aos tribunais superiores não impedem o início do cumprimento da pena.

Rubens Bueno lembrou também que muito se discutiu na CCJ sobre o princípio da presunção de inocência e desrespeito a cláusula pétrea da Constituição. No entanto, ele lembrou que o próprio Supremo apresentou interpretações divergentes sobre essa questão.

“Foram três mudanças de entendimento sobre o tema. Então quer dizer que quando o Supremo autorizou a prisão após condenação em segunda instância descumpriu a Constituição? Isso só reforça a necessidade de deixarmos essa possibilidade clara em nossa carta magna”, disse.

Agora a PEC segue para uma comissão especial antes de ser votada em dois turnos no plenário da Câmara.

Leia também

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

Piauí: Edital de convocação extraordinária

Nos termos do Estatuto Partidário e da legislação em...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!