Roberto Freire lamenta decisão do STF e defende PEC que estabelece prisão em segunda instância

Proposta que estabelece prisão em segunda instância é de autoria do deputado federal Alex Manente, do Cidadania de SP (Foto: Robson Gonçalves)

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, lamentou nesta quinta-feira (7), a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de barrar a prisão em segunda instância que reverteu a jurisprudência estabelecida pela própria Corte em 2016.

Apesar da decisão, em placar apertado de seis votos a cinco, Freire defendeu a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), que estabelece a prisão em segunda instância.

“Espero que o Congresso [Nacional] vote a PEC que define a prisão para que cumprimento de pena possa se dar a partir da condenação na segunda instância. Porque essa era um pouco da nossa tradição [em defender a prisão em segunda instância] e atende aos princípios fundamentais de não permitir a impunidade de ricos e poderosos com as procrastinações de embargos e recursos que servem apenas para manter os ricos e poderosos fora da cadeia”, disse.

Quem votou contra e a favor

As ações julgadas foram protocoladas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), PCdoB, e Patriotas e tinham como objetivo acabar com interpretações consideradas dúbias do artigo 283 do Código de Processo Penal que trata do cumprimento de pena.

Os ministros que votaram contra a prisão em segunda instância foram Marco Aurélio, relator das ações sobre o tema, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello com o voto decisivo do presidente da corte, Dias Toffoli. Já os favoráveis foram Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia foram vencidos.

Segundo levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a decisão pode beneficiar cinco mil presos incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dentre outros presos pela Operação Lava Jato. Atualmente, o País possui cerca de 800 mil presos. (Com informações de agências de notícias)

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!