Pantanal em chamas: Focos de incêndio no bioma cresceram 462%, diz Inpe

Segundo dados do instituto, foram registrados 8.479 focos de incêndio no Pantanal de janeiro até anteontem, contra 1.507 no mesmo período do ano passado (Foto: Onçafari/Facebook)

Focos de incêndio no Pantanal cresceram 462% em relação a 2018

Alice Cravo (*) – O Globo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 8.479 focos de incêndio no Pantanal de janeiro até anteontem. É um salto de 462% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 1.507 queimadas , número mais baixo desde 2014. Desde o último domingo, o bioma voltou a sofrer mais intensamente com o fogo .

Segundo Felipe Dias, diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, a situação mais grave é no Pantanal do Sul, onde o clima está mais seco .

— No final de setembro houve uma redução do incêndio, mas de uma semana para cá aumentou significativamente. Só em uma fazenda que eu conheço foram 40 mil hectares.— ressalta.

Os pontos mais críticos estão nos municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá (MS), este último o recordista em focos de incêndio no país neste ano, segundo o Inpe, com 5 mil.

Nessas três localidades, foi reforçado o efetivo de brigadistas e das equipes do Prevfogo ( Ibama ). Aeronaves também têm sido utilizadas para o combate às chamas. Além disso, será solicitado apoio ao governo do Distrito Federal.

Incêndio é considerado atípico

O incêndio generalizado atual é considerado atípico para esta época do ano, que costuma ter maior volume de chuvas . O clima seco, com temperaturas altas e ventos fortes, cria um ambiente propício para as chamas e facilita a sua propagação. No Mato Grosso , a temperatura atingiu 31°C nesta quarta-feira à noite.

— Acho que esses extremos vão começar a ser recorrentes de agora em diante. Ano passado choveu muito, produziu muita biomassa. Este ano, que foi mais seco, essa biomassa toda propiciou as queimadas. Estamos preocupados e avaliando o que pode ser feito para a prevenção — disse Dias.

Segundo o Governo do Mato Grosso do Sul, os incêndios estão “em várias direções e em proporções nunca registradas antes”. Por lá, a prioridade é impedir que o fogo chegue à unidade de conservação ambiental da Estrada Parque, rodovia estadual que liga a BR-262 a Corumbá, com acesso a pousadas. A estrada não está fechada, mas brigadistas atuam dando orientações.

Destino turístico famoso que fica na divisa dos dois estados (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense está aberto a visitação.

Combate às chamas

A amplitude da área atingida pelas chamas dificulta o trabalho dos brigadistas e do Prevfogo, do Ibama. Segundo Felipe, são muitas ocorrências e, por conta disso, as equipes não dão conta dos chamados. Os proprietários tentam, ao lado de seus funcionários, controlar os incêndios do jeito que podem.

— Um incêndio anterior pode provocar um incêndio atual. Em alguns casos, o fogo aparenta estar apagado, mas com a fumaça quente que começa a sair do solo um novo incêndio pode começar. Tem que monitorar — comenta Felipe — Você vai dormir achando que controlou o fogo e no dia seguinte começa tudo de novo, é assustador.

Segundo o diretor executivo do Instituto SOS Pantanal, normalmente esses incêndios são de origem humana. No entanto, eles não são considerados intencionais, mas sim um descuido.

— Acho pouco provável nesse momento que tenha sido, por exemplo, uma queimada que saiu de controle. as pessoas sabem dos riscos de fazer uma queimada nessa época, mas não podemos afirmar.

Na página do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, porém, os incêndios são chamados de “atos criminosos”.

Rodovias

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Mato Grosso do Sul, desde domingo, há focos de incêndio na BR-262, no trecho entre as cidades de Miranda e Corumbá.

Os incêndios são “aparentemente intencionais”, segundo a PRF, que têm feito rondas no intuito de flagrar os autores das queimadas e acionado o Corpo de Bombeiros para combater o fogo.

*Estagiária sob orientação de Flavia Martin

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!