Jorge Kajuru destaca importância do Outubro Rosa e do diagnóstico precoce do câncer

Senador do Cidadania de Goiás mencionou estatísticas que mostram uma taxa de incidência do câncer de mama de 49 casos a cada 100 mil mulheres no Brasil (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) destacou nesta segunda-feira (14) em Plenário a importância do Outubro Rosa, campanha anual de estímulo à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele lembrou que o movimento, surgido nos Estados Unidos ainda no século 20, se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil em 2008. E que o uso de um laço rosa é uma maneira de sensibilizar as pessoas e alertar sobre a doença.

Kajuru mencionou estatísticas que mostram uma taxa de incidência do câncer de mama de 49 casos a cada 100 mil mulheres no Brasil. E lamentou que cerca de 70% dos casos detectados já estejam com a doença em um estágio avançado, o que reduz as possibilidades de cura. Isso torna ainda mais importante — ressaltou — o diagnóstico precoce, com exame periódico e de qualidade.

“Homens e mulheres façamos a nossa parte. Divulguemos o Outubro Rosa, ou Outubro cor-de-rosa, mas também não esqueçamos dos demais 11 meses do ano, que também são meses cor-de-rosa”, disse Kajuru. (Agência Senado)

Leia também

O trauma do aborto é um segredo das famílias brasileiras

Foi imediata a reação contrária da opinião pública, pelas redes sociais e nas ruas, à tentativa de criminalizar o aborto de crianças vítimas de estupro com penas de até 20 anos.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (17/06/2024)

Cidadania define critérios de distribuição do fundo eleitoral

A Executiva Nacional do Cidadania definiu neste sábado os...

Nota de repúdio – Não ao PL que criminaliza as vítimas de estupro

A Secretaria Nacional de Mulheres do Cidadania - M23...

M23 de Minas gerais realiza encontro neste sábado

O M23 Cidadania de Minas Gerais realiza neste sábado...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!