Com votos do Cidadania, Câmara dos Deputados aprova acordo sobre uso da Base de Alcântara

O líder da bancada do Cidadania na Casa, deputado federal Daniel Coelho (PE), ressaltou a importância da parceria, principalmente para o Maranhão (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 523/19), sobre o uso da Base de Lançamentos de Alcântara (MA) pelos Estados Unidos.

Brasil e Estados Unidos assinaram o acordo de salvaguardas tecnológicas em março deste ano. O texto contém cláusulas que protegem a tecnologia americana de lançamento de foguetes e estabelece normas para técnicos brasileiros quanto ao uso da base e sua circulação nela.

O líder da bancada do Cidadania, deputado federal Daniel Coelho (PE), ressaltou a importância da parceria, principalmente para o Maranhão.

“É o tipo de projeto que deveria ser aprovado por unanimidade. Cria-se uma falsa guerra aqui no plenário pela falta de compromisso com o País e com o próprio Maranhão”, disse.

Coelho criticou a atitude de partidos que se posicionaram contra a proposta. Lembrou que o governador do Maranhão que é filiado a um partido de oposição – PCdoB – é favorável ao acordo internacional para uso da base de Alcântara.

“Claro que os partidos que estão orientando não (ao acordo), caso estivessem governando seus estados, votariam sim. Isso não passa de pura demagogia. Trata-se de jogar para a plateia”, afirmou.

Leia também

Com o Congresso, tudo; sem o Congresso, nada

NAS ENTRELINHASUm passeio pela história serve para reflexão sobre...

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!