Bruno Boghossian: No Peru, desgraça política vira desculpa para fragilizar democracia

Crise turbinada por corrupção facilita ataque a instituições e medidas autoritárias

Ao ordenar o fechamento do Congresso peruano, o presidente Martín Vizcarra disse que aquela era “uma solução democrática” para os problemas do país. São remotas as chances de que ele tenha confundido o adjetivo. A frase revela, na verdade, como o enfraquecimento das instituições fertiliza o terreno para medidas autoritárias.

A bagunça na qual se meteu o Peru nos últimos dias é a soma de um megaescândalo de corrupção, uma política dramaticamente fraturada, um Congresso que tenta salvar a própria pele e um presidente disposto a aproveitar crises para concentrar poder. Semelhanças com outros casos da região não são coincidências.

Vizcarra assumiu o poder em 2018, quando Pedro Pablo Kuczynski renunciou sob acusação de envolvimento com esquemas da Odebrecht. A revelação da bandalheira jogou no lixo os resquícios de credibilidade da classe política daquele país.

Disposto a surfar na fúria do povo, o presidente passou a trabalhar para reformar o sistema político e, de quebra, diluir o poder de um Congresso dominado pela oposição.

Os parlamentares reagiram: atuaram para retaliar Vizcarra e proteger a si próprios. Enquanto os congressistas barravam planos de reduzir seu direito à imunidade, o presidente usava a população como escudo e sugeria antecipar eleições para se livrar de rivais no Legislativo.

Nos últimos dias, os dois lados começaram a disputar também o aparelhamento da corte suprema. O último golpe aconteceu na segunda (30). Vizcarra dissolveu o Congresso, e os parlamentares responderam com a suspensão de seu mandato.“Em sua ansiedade por confronto, o presidente confunde seus adversários políticos com as instituições que eles representam”, disse Carlos Meléndez, especialista em política peruana, ao New York Times.

Turbinada por um escândalo de corrupção, a crise é um exemplo acabado de como a desgraça política pode ser explorada por aproveitadores e abrir caminho para fragilizar a própria democracia. (Folha de S. Paulo – 02/10/2019)

Bruno Boghossian, jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!