Roberto Freire critica fundamentalismo religioso em censura na Bienal e diz que decisão do STF foi democrática

O presidente do Cidadania e ex-ministro da Cultura, Roberto Freire, lamentou em suas redes sociais a censura ocorrida na Bienal do Livro do Rio de Janeiro contra o HQ “Vingadores: A cruzada das crianças” e afirmou que o prefeito da capital carioca, Marcelo Crivella (PRB), se mostrou um “reles censor” e um fundamentalista exacerbado.

Contudo, Freire se mostrou aliviado com a decisão do STF que restaurou a ordem democrática contra uma decisão moralista e perigosa.

Censor derrotado, diz Freire sobre Crivella

“Ele [Marcelo Crivella] se revelou um reles censor derrotado que foi de fato. De Direito é um fundamentalista exacerbado. Não adianta tergiversar. É censura o que tentaram fazer na Bienal. O prefeito e o juiz são fundamentalistas. Ainda bem que houve reação democrática e o STF garantiu o respeito a Constituição e as liberdades. Vitória democrática! Censura e fundamentalismo religioso derrotados. Na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, a liberdade reina”, escreveu.

Fundamentalismo religioso

Ao ser provocado sobre a responsabilidade dos partidos de esquerda no ocorrido, Freire foi enfático ao afirmar que os responsáveis pela censura foram o fundamentalismo religioso somado a concepção antidemocrática defendida por movimentos presentes na era bolsonarista.

“As esquerdas em geral não foram responsáveis pelas cenas deprimentes conta a liberdade na Bienal. Ao contrário. Os responsáveis foram o moralismo estulto e o perigoso fundamentalismo religioso que junta a concepção antidemocrática. Movimentos muito presentes na era bolsonarista”, lamentou Freire.

Leia também

Uma nova luta de classes se formando

Uma questão central, hoje, tem que ver com a...

Projeto de Alex Manente impede que agressores sejam motoristas de aplicativos

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou projeto (PL 1689/2025)...

Em Lages, Prefeitura do Cidadania faz mutirão e recupera ruas de 22 bairros

A Prefeitura de Lages (SC), administrada por Carmen Zanotto...

Nota de Pesar: Cidadania lamenta morte do ex-deputado Berfran Rosado

Companheiro de décadas na construção do PPS/Cidadania no Rio...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!