A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara promoverá nesta quarta-feira (11) seminário para debater “Gravidez na Adolescência: para além de direitos, uma questão de desenvolvimento”. O evento será realizado, das 10h às 12h, no Auditório Nereu Ramos, no Anexo 2, da Casa. O evento ocorre por proposição da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC).
Após o debate, também está prevista uma instalação com imagens e informações sobre a situação da gravidez não intencional na adolescência e juventude, produzida pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), e que ficará disponível para visitantes da Câmara no Espaço Mário Covas.
Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 18% dos nascimentos no Brasil são de mães com 19 anos ou menos. De acordo com a deputada Carmen Zanotto, além dos impactos na vida das adolescentes e de suas famílias, a gravidez não intencional na adolescência tende a representar um agravante também do ponto de vista econômico e na superação de desigualdades.
“Estudos indicam que jovens com melhor nível educacional, melhor saúde e habilitadas a exercer seus direitos e cidadania tendem a ser mais autônomas e produtivas. Isso tem um impacto positivo nas economias dos países”, reforçou.
Participação
Participam da mesa de abertura a representante auxiliar do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) – organismo da ONU responsável por questões populacionais -, Júnia Quiroga; a coordenadora de Práticas Empresariais do Instituto Ethos, Sheila Carvalho; e o diretor do Departamento de Ações Estratégicas Programáticas (DAPES) do Ministério da Saúde, Maximiliano das Chagas. A mesa de debates será composta pela oficial de programa em Saúde Sexual e Reprodutiva da UNFPA, Anna Cunha; secretária da Mulher do Distrito Federal, Ericka Filippelli; a diretora-adjunta da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea; o representante da empresa Semina, Dimitri Moufarrege; e Laila Moraes da Silva, do projeto Liderança Jovem Salesiana.
O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube e página da Comissão.