A pedido de Carmen Zanotto, Câmara promoverá seminário sobre anomalias craniofaciais

As Comissões dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoverão nesta quarta-feira (02) seminário para debater a formulação de política nacional de reabilitação das anomalias craniofaciais e a situação das pessoas com fissura labiopalatina e fenda palatina. O evento será realizado, às 15h, no Plenário 13, do Anexo 2 da Câmara A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) é autora do requerimento.

As lesões ou fissuras labiopalatais são malformações congênitas caracterizadas por aberturas ou descontinuidade das estruturas do lábio e/ou palato, de localização e extensão variáveis. Além dos aspectos estético, funcional e emocional, a malformação deforma o semblante do paciente e acarreta dificuldades para sucção, deglutição, mastigação, respiração, fonação e audição.

“Este seminário é de suma importância para que possamos colher sugestões dos especialistas para avançarmos na formulação de uma política nacional que beneficie o cenário dos nascidos com malformação congênita neste país”, argumentou Carmen Zanotto.

O Ministério da Saúde estima que a incidência no Brasil é de um fissurado para cada 650 nascimentos.“A tendência cresce quando há predisposição hereditária. Acredita-se também que que a conjugação de fatores ambientais possa precipitar o aparecimento da anomalia”, acrescentou Carmen, que preside a Frente Parlamentar Mista da Saúde.

Convidados

Representante do Ministério da Saúde; Rodrigo Cesar Faleiro de Lacerda- Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde; Representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; Thyago Cezar – Presidente da Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatina; Jeniffer de Cássia Rillo Dutka – Pós Doutorado Children’s Health Care of Atlanta Pediatric Hospital – CHOA, Estados Unidos. Professora Doutora na Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/ USP & Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais; Representante do Laboratório de Epidemiologia de Malformações Congênitas do Instituto Oswaldo Cruz; Paulo Mayon, Conselheiro da Operação Sorriso; Luíza Pannunzio, Diretora e Fundadora da Organização Civil: As Fissuradas; e Fabiana Navarro, advogada.

Leia também

Cidadania define critérios de distribuição do fundo eleitoral

A Executiva Nacional do Cidadania definiu neste sábado os...

Nota de repúdio – Não ao PL que criminaliza as vítimas de estupro

A Secretaria Nacional de Mulheres do Cidadania - M23...

M23 de Minas gerais realiza encontro neste sábado

O M23 Cidadania de Minas Gerais realiza neste sábado...

Valdemar é o artífice da aliança com Lira e Pacheco

Quando se olha para o tabuleiro político, o que se vê é a forma eficiente como os aliados do ex-presidente Bolsonaro operam posições estratégicas no Congresso.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (14/06/2024)

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!