Mauricio Huertas: O que é o #Suprapartidário

O que é o #Suprapartidário: um blog, uma plataforma multimídia, uma trincheira da resistência democrática

O #Suprapartidário é uma evolução natural do #BlogCidadania23 e do precursor Blog do PPS, que existe desde 2007 e vem servindo como referência de credibilidade e fonte de informação de qualidade para uma imensidão de leitores e de seguidores nas redes sociais e para a própria imprensa.

Este blog nunca se apresentou como veículo partidário, muito menos como porta-voz ou canal oficial, chapa branca. Ao contrário, sempre foi plural, independente, bem humorado, libertário, provocador e multiplicador de ideias. O que nos une na trincheira democrática são os mesmos princípios, sonhos e ideais.

O #Suprapartidário é uma plataforma multimídia que seguirá nessa missão: apresentar sempre um olhar crítico, isento, livre e irreverente sobre a política como ela é – ou como deveria ser – nos municípios, nos estados, no país e no mundo. Com responsabilidade, liberdade e independência. Compartilhando os princípios da cidadania e do estado democrático de direito.

Desde o conceito original da #REDE23, partimos do pressuposto que na democracia contemporânea os partidos tradicionais não se bastam. Dependem, para fazer política, do estabelecimento e manutenção de redes de relações com outros partidos, movimentos, instituições, grupos na internet, cidadãos interessados e personalidades influentes nos temas que trabalham.

Os partidos já não conseguem (nem podem) monopolizar a política como faziam na época da circulação restrita da informação e devem assumir a postura de interlocutores dos cidadãos, da sociedade organizada e dos movimentos cívicos, co-formuladores de suas reivindicações e seus tradutores na linguagem das leis e das políticas públicas.

Por isso, não vamos ficar presos em amarras partidárias. Não é justo nem necessário. Existe inteligência, gente boa e bem intencionada nos mais diversos partidos e fora deles. Lideranças inseridas no meio político ou até mesmo pessoas avessas aos partidos e à política tradicional.

Queremos dialogar com todo tipo de gente, sem preconceitos e sem censura. O único critério é ser um democrata. Radicalmente democrata. Que busque um Brasil no qual todos os cidadãos sejam tratados com dignidade e que tenhamos valorizadas e respeitadas as nossas liberdades, igualdades e diferenças. Como diz Marina Silva: “A verdade não está com nenhum de nós, mas está entre nós”.

Daí a nossa simpatia por movimentos cívicos contemporâneos e atuantes como Agora, Acredito, Livres, Renova, RAPS, MBL, Vem Pra Rua, Bancada Ativista, Frente Favela Brasil, Rede Nossa São Paulo, IDS Brasil, Minha Sampa, Politize!, Virada Política, Roda Democrática, Direitos Já! e outros que reúnem diversos segmentos sociais e têm as mais variadas origens e características, refletindo um amplo espectro político e ideológico. Não por acaso, há mais de 30 anos fundávamos um desses movimentos pioneiros, o Vergonha Nunca Mais!, pela ética na política.

Não chega a ser novidade que a sociedade clama por mudança. Para ficar apenas nos episódios mais recentes: das manifestações espontâneas de 2013 aos resultados das urnas em 2018, não foram poucos os recados da população descontente com o atual sistema político e descrente nos representantes da mesmice. Agora basta!

O Brasil exige renovação de nomes, métodos, práticas e conceitos. Busca entre um extremo e outro a saída, errando e aprendendo. O que nós precisamos, deste lado do balcão, é encontrar uma alternativa democrática, sensata, honesta, viável e coerente.

O #Suprapartidário tem posições claras. Somos críticos da polarização e dos extremos, mas também não poupamos os “isentões”. Buscamos alternativas equidistantes do fanatismo à direita ou à esquerda, igualmente prejudiciais e retrógrados. Estamos de olho, acompanhando, torcendo e trabalhando para isso dar certo, por uma nova forma de representação da sociedade. Por uma política diferenciada. Por um novo Brasil.

A tarefa que se coloca agora aos integrantes deste campo democrático é defender as conquistas do estado de direito, com seus princípios republicanos e as garantias fundamentais da cidadania. O Brasil pode e deve mudar seus representantes a cada eleição, isso é salutar. O que não podemos é andar para trás. Seguiremos firmes no combate ao populismo, à polarização burra e simplória, aos extremismos de direita ou de esquerda e à forma fisiológica, corrupta e patrimonialista de se fazer política.

Temos como pauta mínima a defesa das instituições democráticas, dos direitos e liberdades individuais e coletivas, tais como a liberdade de opinião, de expressão e pensamento, a proteção constitucional às minorias, o direito de ir e vir, a livre organização e associação, e a liberdade de imprensa, bem como a urgência das reformas do Estado brasileiro e a efetividade do desenvolvimento sustentável, com ações objetivas em favor da qualidade de vida, seja no âmbito econômico, ambiental ou da justiça social.

O #Suprapartidário faz oposição declarada ao bolsonarismo e aos inimigos da democracia e das instituições republicanas. Somos intolerantes com saudosos e partícipes da ditadura militar. Somos favoráveis ao diálogo e à convergência. Acreditamos na liberdade como um direito inalienável. Combatemos as diferentes formas de preconceito e discriminação. Defendemos uma cultura de solidariedade e de paz.

Como disse Millôr Fernandes: “Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”. Missão dada é missão cumprida. Fomentamos esse movimento de discussão e mobilização em torno de causas pontuais e objetivos comuns. Avançamos e chegamos até aqui.

Nasce assim o #Suprapartidário. Convidamos você que já conhecia o blog desses últimos 13 anos, para que continue nos acompanhando. Ou você que está chegando agora, entre e fique à vontade para participar, compartilhar, curtir e criticar. Debata, mas não bata. Rebata, mas não odeie.

Viva a democracia! Viva o jornalismo de qualidade! Viva a liberdade de expressão! Viva os direitos essenciais do ser humano! Viva a vida! Censura nunca mais! Obrigado não!

Mauricio Huertas é jornalista, líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), editor do #Suprapartidário, idealizador do #CâmaraMan e apresentador do #ProgramaDiferente.

Leia também

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Confronto entre Irã e Israel escala a guerra de Gaza

NAS ENTRELINHASMuitos são os sinais de que um conflito...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (16/04/2024) MANCHETES DA...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!