Carmen Zanotto pede campanhas de prevenção à gravidez na adolescência

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu nesta quarta-feira (11) campanhas educativas para conscientizar os adolescentes sobre as consequências da gravidez precoce. Para a parlamentar, além dos riscos na saúde, a gravidez não intencional pode trazer impactos econômicos na vida das adolescentes e na superação das desigualdades no País.

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 18% dos nascimentos no Brasil são de mães com 19 anos ou menos.

“As campanhas de conscientização são muito importantes porque educam e criam uma conscientização maior neste segmento da população sobre os métodos para evitar uma gravidez, que, na maioria das vezes, é indesejada porque surpreende o jovem no momento importante da sua formação educacional, na passagem para a idade adulta”, argumentou Carmen Zanotto.

O tema foi debatido com a participação de especialistas, gestores públicos e parlamentares no Seminário “Gravidez na Adolescência – Para Além de Direitos, Uma Questão Desenvolvimento”, realizado em conjunto pelas Comissões dos Direitos da Mulher e de Seguridade Social e Família, a pedido da parlamentar do Cidadania de Santa Catarina.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera gravidez na adolescência a que e ocorre entre os 10 e 20 anos. Um quarto da população brasileira está situada nesta faixa etária.

O seminário foi realizado em parceria com o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) – organismo da ONU responsável por questões populacionais.

Também foram debatidas questões como paternidade responsável,  gravidez provocada por estupro e as consequências do ponto de vista econômico da família e do País. 

Leia também

Cristovam Buarque: Tarefa histórica

A educação de base é a principal barreira a impedir nosso avanço civilizatório.

Venezuela caminha do “iliberalismo” para a ditadura

Denúncias de prisões arbitrárias, ameaças, torturas e mesmo a execução de opositores do regime são constantes. A Venezuela vive um caos econômico.

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!