Roberto Freire lamenta influência do fundamentamo religioso na Escola de Música da UFRJ

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, lamentou em publicação nas redes sociais, nesta quinta-feira (5), reportagem do jornal “O Globo” que revela resistência de alunos evangélicos da Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)  contra a música sacra afro-brasileira. Para o dirigente, o fundamentalismo religioso evangélico provoca “estragos” em parte da juventude do País.

“Uma tristeza imensa conhecer dos estragos que o fundamentalismo religioso evangélico começa a provocar em parcela da juventude brasileira alienação de deuses e diabos misturado com posturas racistas anuncia a tragédia de ovo da serpente de uma nefasta questão religiosa no pais”, disse.

Segundo a reportagem de “O Globo” (veja aqui), o estudo do repertório sacro na UFRJ enfrenta o desafio de alunos que se manifestam contrários ao ensino de músicas que vão contra suas convicções religiosas. Alguns chegam até mesmo a trancarem suas matrículas em determinadas disciplinas para evitarem repertórios afro-brasileiros.

De acordo com o coordenadora do Africanias (grupo de pesquisa de repertório brasileiro, com ênfase nas influências negra e indígena), Andréa Adour, a relação de músicas que provocam reações contrárias passa por obras de compositores como Francisco Mignone e Villa-Lobos.

“Tivemos polêmica com “Cânticos de Obaluayê”, de Francisco Mignone, “Abalogun”, de Waldemar Henrique, “Xangô”, de Villa- Lobos. E até com músicas que não falam de orixás, mas que têm palavras como “macumba”, como é o caso de “Estrela é lua nova”, de Villa-Lobos”, ressaltou a professora.

A matéria do jornal destaca ainda que o País enfrenta um grave problema com o crescimento do fundamentalismo religioso, e que é de conhecimento que a criação de igrejas no Brasil é um negócio rentável devido a imunidade fiscal, dentre outras benesses, que os templos recebem do poder público.

Sobre esse assunto, Roberto Freire sugere a leitura do artigo desenvolvido pelo advogado David Telles explicando o sistema de imposto sobre o financiamento das igrejas na Alemanha, mais conhecido como Kirchensteuer (veja aqui).

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!