O líder do Cidadania na Câmara, deputado federal Daniel Coelho (PE), propôs nesta quarta-feira (21) que a Casa crie uma comissão independente para acompanhar a situação ambiental na Amazônia que enfrenta uma onda de incêndios.
O parlamentar anunciou que formalizará um pedido ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para a constituição de uma comissão externa, inclusive, para visitar a região atingida no Norte do país.
Apenas nesta semana, 68 queimadas foram registradas em terras indígenas e áreas de conservação.
O País registrou, entre janeiro e o último dia 19 de agosto, um aumento de 83% das queimadas em relação ao mesmo período de 2018, com 72.843 focos de incêndios até o momento.

“Este tema deveria estar acima desta disputa entre governo e oposição, entre esquerda e direita. Espero que a casa se debruce de forma técnica e cientifica sobre este assunto. Faço aqui um pedido para criação de uma comissão independente para que produza um relatório do que ocorreu no passado e do que ocorre hoje com o desmatamento na região amazônica”, disse o líder do Cidadania na Câmara.
Coelho disse que a questão ambiental deve ser debatida sob a ótica da ciência, sem ideologias.
“Precisamos de um debate no campo ambiental que afaste esta loucura de guerra ideológica sobre o tema. Não dá para brigar com a ciência. Não se pode brigar com os fatos. É inegável que temos um avanço do desmatamento no Brasil”, acrescentou.