Precisamos afastar de vez o fantasma da recriação da CPMF, afirma Rubens Bueno

Em meio ao debate da reforma tributária, a recriação da CPMF voltou a ser um tema em discussão por integrantes da equipe econômica do governo e, na avaliação do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), a simples possibilidade de surgimento de um novo imposto precisa ser rechaçada de imediato. Com um novo nome, a contribuição em estudo incidiria sobre toda entrada e saída de dinheiro em uma conta, sejam débitos ou créditos.

“Sempre que um governo tem queda na arrecadação a recriação da CPMF volta a nos assombrar. Precisamos afastar de vez esse fantasma. A sociedade não aceita mais impostos e aqui no Congresso esse tema não encontrará campo para prosperar”, afirmou o parlamentar, que votou pela extinção da CPMF e sempre atuou para derrubar tentativas de sua recriação.


Para Rubens Bueno, impostos como a CPMF são perversos pois incidem sobre todos com a mesma alíquota.

“Mesmo que o presidente Bolsonaro negue a volta da CPMF, o assunto continua circulando dentro de sua equipe. Então todos precisam estar atentos para barrar qualquer tentativa de recriação. O que o país precisa é de uma reforma tributária que simplifique o sistema de pagamento de impostos e amplie os mecanismos para combater a sonegação”.

Outro ponto que o deputado acredita que deve ser reavaliado diz respeito a isenções e incentivos fiscais.

“Nos últimos governos passamos por festivais de concessões de incentivos fiscais. Esse mecanismo é essencial para algumas áreas, mas precisa de critérios mais rigorosos já que tem impacto direto na arrecadação. Talvez seja a hora de um pente-fino nessa área. Não é possível manter benefícios para setores que não trazem retorno”, disse Rubens Bueno.

Leia também

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!