Congresso Nacional quer projeto único sobre reforma tributária

Reforma tributária terá projeto unificado

MARCELLO CORRÊA

BRASÍLIA – O Globo

Câmara dos Deputados e Senado trabalharão com o governo para chegar a uma proposta de reforma tributária consensual. A informação foi dada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), após o almoço que teve ontem com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

— O governo, o Senado e a Câmara discutirão e aprimorarão esse texto para fazermos uma reforma que possa de fato simplificar e desburocratizar essa estrutura de cobrança de arrecadação de impostos e encargos do governo federal, dos governos estaduais e municipais —declarou Alcolumbre em sua residência oficial.

Atualmente, há pelo menos cinco propostas de reforma tributária em discussão. A mais avançada é a que tramita na Câmara, que propõe a unificação de cinco impostos. Uma semelhante foi apresentada no Senado com a previsão de substituir nove tributos por apenas um. Correm por fora uma proposta alternativa do governo, ainda não formalizada, um texto apoiado por empresários com a ideia de um imposto único incidindo sobre movimentação financeira e um projeto alternativo costurado por governadores.

Alcolumbre não disse que texto será a base para o consenso. Segundo auxiliares, a estratégia é manter a tramitação dos textos na Câmara e no Senado. O que avançar mais rápido dará origem ao texto único.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment