Governo revisa para 0,8% crescimento da economia em 2019

O Ministério da Economia publicou o boletim Macro Fiscal com previsão de que a inflação do País continue em queda e feche 2019 em 3,8%, dentro da meta estabelecida e menor que os 4,1% previstos. Já para o PIB (Produto Interno Bruto) o governo projeta um crescimento de 0,8% no ano. A estimativa anterior era de crescimento de 1,6%. Para 2020, a previsão é que o PIB cresça 2,2%

O boletim mostra que a recuperação econômica do País, no segundo trimestre de 2019, continua lenta. O documento cita a aprovação da Nova Previdência como fundamental para a retomada do crescimento econômico.

Para o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, as novas regras para as aposentadorias aliadas a uma reforma tributária, que deve ser encaminhada em breve ao Congresso Nacional, têm o poder de fazer o PIB crescer nos próximos anos.

“As duas [reformas] constituem medidas que afetam o que chamamos de PIB potencial da economia brasileira”, destaca Waldery Rodrigues.

Para o subsecretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, entre os desafios do país para fazer a economia crescer está o aumento da produtividade.

”Ou o Brasil adota reformas pró-mercado, que estimulem a produção e o emprego ou nós continuaremos num cenário de baixo crescimento econômico”, disse. (Agência Brasil)

Leia também

Uma nova luta de classes se formando

Uma questão central, hoje, tem que ver com a...

Projeto de Alex Manente impede que agressores sejam motoristas de aplicativos

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou projeto (PL 1689/2025)...

Em Lages, Prefeitura do Cidadania faz mutirão e recupera ruas de 22 bairros

A Prefeitura de Lages (SC), administrada por Carmen Zanotto...

Nota de Pesar: Cidadania lamenta morte do ex-deputado Berfran Rosado

Companheiro de décadas na construção do PPS/Cidadania no Rio...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!