Consultoria do Senado destaca precariedade técnica e riscos de novos decretos de armas

A Consultoria Legislativa do Senado informou que os novos decretos de armas editados pelo Executivo repetem os dispositivos do Decreto 9.785/2019, sustado pelo Senado na semana passada. A nota técnica (veja aqui) foi solicitada pela líder do Cidadania na Casa, Eliziane Gama (MA).

De acordo com os consultores do Senado, os decretos editados pelo governo sobre o tema foram considerados inconstitucionais por estabelecerem regras contrárias ou além do que estabelece a lei que se procura regulamentar, que é o Estatuto do Desarmamento.

O estudo destaca a “insegurança jurídica e a confusão à compreensão que a edição de três decretos ao mesmo tempo, seguidos de um quarto decreto revogando um deles, provoca”.

“A consultoria do Senado aponta novas inconstitucionalidades nos decretos das armas. Mais uma ilegalidade do governo ao subverter o sentido do Estatuto do Desarmamento. Legislar é tarefa do Congresso. Ao parlamento cabe definir os limites do porte, posse e comércio de armas”, afirmou a senadora do Cidadania.

Leia também

Cidadania Paraná realizará Encontro Regional em Campo Mourão

O Cidadania Paraná realiza, no próximo dia 5 de...

CIDADANIA Pernambuco publica regulamento geral para o XXI Congresso Estadual

DIRETÓRIO ESTADUAL DE PERNAMBUCOResolução Orgânica 001/2025 O Diretório Estadual do...

A esquerda necessária e esgotada

por Cristovam Buarque Apesar de ser mais necessária do que...

Ana Yris recebe prêmio de destaque em seu primeiro mandato

A vereadora Ana Yris, do Cidadania23, foi reconhecida com...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!