Juninho apresenta projeto da Guarda Municipal de Cariacica para Sérgio Moro

Cariacica (ES) é uma das cinco cidades do País a serem contempladas pelo PNECV (Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta), ação do Ministério da Justiça em parceria com a prefeitura do município e o governo estadual. No seminário de lançamento do programa, em Brasília, na semana passada, o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, do Cidadania, entregou ao ministro Sérgio Moro o projeto de implantação da Guarda Municipal.

A proposta, que já estava em desenvolvimento pela administração municipal, aponta para que 100 guardas atuem inicialmente na cidade, auxiliando as forças policiais do estado nas políticas de segurança pública. A intenção é captar recursos por meio do PNECV, junto ao governo federal para viabilizar a implantação com compras de veículos e equipamentos, dentre outros.

O prefeito também apresentou ao secretário Nacional de Segurança pública, General Guilherme Theophilo, o projeto para ampliação e modernização do parque de videomonitoramento da cidade, prevendo um sistema inteligente de gestão dos dados, câmeras para cerco eletrônico e reconhecimento facial. Ambos os projetos agradaram a equipe do Ministério da Justiça e serão apreciados.

Quanto ao início da ação direta do governo, a previsão é que até dia 28 de maio seja finalizado o planejamento, enquanto a Força Nacional comece a atuar nas ruas, principalmente dos bairros identificados como áreas de interesse. O prefeito Juninho enxerga o programa como uma oportunidade de mudar a realidade da segurança pública na cidade.

“Com atuação do município e governo do estado, reforçados de uma política nacional efetiva, aliados à participação social, Cariacica tende a ser um exemplo exitoso para o Brasil com este projeto piloto. Já iniciamos uma participação efetiva, sendo os primeiros a entregar projetos para implantação da Guarda Municipal e de um sistema inteligente de monitoramento, além da troca de todo o parque de iluminação pública nos próximos meses. Além da presença ostensiva da Guarda Nacional, teremos investimentos em outras áreas como educação, cultura, infraestrutura e assistência social, para combater a violência de forma efetiva”, prefeito Juninho.

Força-tarefa municipal

O PNECV será implantada como piloto em cinco cidades e está em fase de elaboração com representantes de todas elas. A prefeitura de Cariacica participa das discussões sobre o PNECV há cerca de dois meses, representada pelo vice-prefeito Nilton Basílio Teixeira e o servidor efetivo Neidimar Machado Serrano, pontos focais do município. Eles foram os interlocutores nas fases preliminares e acompanharão o planejamento, que deve ser finalizado até o dia 28 de maio. No encontro em Brasília, estiveram também representantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Bombeiros e da secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social. (Prefeitura Municipal de Cariacica)

Leia também

Negócio milionário por trás da morte de Marielle

NAS ENTRELINHASA economia informal que se forma nos loteamentos...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/05/2024) MANCHETES DA...

Frente Ampla Já!

O nazifascismo começa a levantar novamente a cabeça no...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (27/05/2024) MANCHETES DA...

Não há anjos na política, nem mesmo no STF

NAS ENTRELINHASA atuação da Corte é polêmica, seja por...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!