Cidadania Mulher 23 critica deputado estadual de SC por comentários misóginos

O Cidadania Mulher 23 publicou, nesta sexta-feira (10), nota de repúdio às declarações do deputado estadual de Santa Catarina, Jessé Lopes, do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, por comentários misóginos ao afirmar que “saia e decote” chamam atenção de estupradores. O documento lembra ainda que as mulheres tem o direito de realizar as suas escolhas que precisam ser respeitadas.

“Estamos num momento ímpar de disposição para o enfrentamento e não permitiremos retrocessos, mesmo que venham com posições obtusas ultraconservadoras”, afirma a nota.

NOTA DE REPÚDIO 

Nós, mulheres do Cidadania, ficamos horrorizadas e repudiamos veementemente as declarações do deputado estadual Jessé Lopes (PSL-SC). Ao dizer que saia e decote chamam atenção de estupradores,   o parlamentar ignora completamente as estatísticas da violência sexual. 

Temos urgentemente de acabar com o mito do estuprador maníaco escondido atrás de um matagal esperando a vítima perfeita. De acordo com o Atlas da Violência de 2016, 70% dos casos de estupro registrados o abusador era alguém próximo a vítima e em casos de pedofilia cerca de 53% foram cometidos por pais, padrastos ou conhecidos da família. Por acaso crianças e adolescentes deverão usar burcas para  evitar o abuso dentro de suas próprias casas? 

Estamos lutando para colocar na cabeça do brasileiro que mulheres e meninas têm suas escolhas e têm que ser respeitadas. Parte da luta diária dos movimentos feministas aos quais nos juntamos. 

Estamos num momento ímpar de disposição para o enfrentamento e não permitiremos retrocessos, mesmo que venham com posições obtusas ultraconservadoras.

Secretaria Nacional de Mulheres do Cidadania 
Brasília, 10 de maio de 2019”

Leia também

Lula rouba a cena e faz do 1º de Maio um palanque eleitoral

NAS ENTRELINHASAs centrais sindicais nem se deram conta dos...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (02/05/2024) MANCHETES DA...

1º de Maio: Trabalho em evolução

O mundo do trabalho não é mais o mesmo....

Queda de braço que vale R$ 110 bilhões

NAS ENTRELINHASPacto com o Supremo é negado nos bastidores...

Cidadania define nova Executiva Estadual no Piauí com Mário Rogério à frente

Neste sábado (27/04), o partido Cidadania, anteriormente estabelecido como...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!