Juninho apresenta projeto da Guarda Municipal de Cariacica para Sérgio Moro

Cariacica (ES) é uma das cinco cidades do País a serem contempladas pelo PNECV (Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta), ação do Ministério da Justiça em parceria com a prefeitura do município e o governo estadual. No seminário de lançamento do programa, em Brasília, na semana passada, o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, do Cidadania, entregou ao ministro Sérgio Moro o projeto de implantação da Guarda Municipal.

A proposta, que já estava em desenvolvimento pela administração municipal, aponta para que 100 guardas atuem inicialmente na cidade, auxiliando as forças policiais do estado nas políticas de segurança pública. A intenção é captar recursos por meio do PNECV, junto ao governo federal para viabilizar a implantação com compras de veículos e equipamentos, dentre outros.

O prefeito também apresentou ao secretário Nacional de Segurança pública, General Guilherme Theophilo, o projeto para ampliação e modernização do parque de videomonitoramento da cidade, prevendo um sistema inteligente de gestão dos dados, câmeras para cerco eletrônico e reconhecimento facial. Ambos os projetos agradaram a equipe do Ministério da Justiça e serão apreciados.

Quanto ao início da ação direta do governo, a previsão é que até dia 28 de maio seja finalizado o planejamento, enquanto a Força Nacional comece a atuar nas ruas, principalmente dos bairros identificados como áreas de interesse. O prefeito Juninho enxerga o programa como uma oportunidade de mudar a realidade da segurança pública na cidade.

“Com atuação do município e governo do estado, reforçados de uma política nacional efetiva, aliados à participação social, Cariacica tende a ser um exemplo exitoso para o Brasil com este projeto piloto. Já iniciamos uma participação efetiva, sendo os primeiros a entregar projetos para implantação da Guarda Municipal e de um sistema inteligente de monitoramento, além da troca de todo o parque de iluminação pública nos próximos meses. Além da presença ostensiva da Guarda Nacional, teremos investimentos em outras áreas como educação, cultura, infraestrutura e assistência social, para combater a violência de forma efetiva”, prefeito Juninho.

Força-tarefa municipal

O PNECV será implantada como piloto em cinco cidades e está em fase de elaboração com representantes de todas elas. A prefeitura de Cariacica participa das discussões sobre o PNECV há cerca de dois meses, representada pelo vice-prefeito Nilton Basílio Teixeira e o servidor efetivo Neidimar Machado Serrano, pontos focais do município. Eles foram os interlocutores nas fases preliminares e acompanharão o planejamento, que deve ser finalizado até o dia 28 de maio. No encontro em Brasília, estiveram também representantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Bombeiros e da secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social. (Prefeitura Municipal de Cariacica)

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!