Paulo Siqueira: A ventura de Orestes e a república dos ressentidos

“Canta-me a cólera –ó deusa– funesta de Aquiles Pelida causa que foi de os Aquivos sofrerem trabalhos sem conta e de baixarem para o Hades as almas de heróis numerosos e esclarecidos ficando eles próprios aos cães atirados e como pasto das aves.” Homero, A Ilíada.

A Deusa da discórdia, sempre ela, por não ter sido convidada a um casamento no Olimpo, enviou um pomo de maçã para a Deusa mais bela presente à cerimônia. Nem Zeus quis se meter na confusão de das deusas presentes qual seria e mandou a batata quente, ou pomo pelando, para Páris. Afrodite o subornou com o prêmio de ter o amor da mais bela mulher que encontrasse. Essa era Helena que foge com Paris para Tróia. Menelau corno da vida, pede ajuda ao seu irmão Agamemnon, este junta o exército grego mas como não se fazia vento para zarpar, por vingança de Artemis a quem ofendera, sacrifica a própria filha para satisfazer a ira da deusa. Partem os gregos para a guerra. O primo de Aquiles, Pátroco é morto por Heitor, irmão de Páris, Aquiles se vinga e mata Heitor. Páris o mata em vingança. Ulysses que concebeu a estratégia do cavalo derruba uma estátua de Poseidon e se vinga e não o deixa voltar para casa.

Após a vitória sobre Tróia, Agamemnon retorna pra casa e é assassinado por sua esposa em vingança pela filha sacrificada e pela traição dele com Cassandra, também vítima de vingança de Apolo. Orestes, filho de Agamemnon, assassina a mãe. Pelo matricídio é perseguido pelas Fúrias, numa roda de vinganças sem fim, pois Menelau queria que matá-lo e um outro parente seu teria que por sua vez matar Menelau. Até que Apolo exige um julgamento no Olimpo para que essa loucura sem fim tenha uma solução. Atena, entre os deuses julgadores, dá seu voto de Minerva (seu nome latino) e absolve Orestes. Nasce a justiça.

A justiça institucional nasce para que não prevaleça a lógica do olho por olho, do sangue pagando sangue, mas que através de soluções institucionais, com lógicas pautadas em leis, regras públicas e impessoais, se resolvam as pendências. A justiça é o caminho da civilidade. Alguém ressentido pode ser perigoso, um ressentido com poder tende a ser trágico, assim como Medeia no teatro greco/aristotélico.

Atualmente no Brasil vivemos um governo de ressentidos. Ao ascenderem ao poder, buscam ajustar as contas, mas esquecem que governos passam. Como numa democracia grupos opostos tendem a se alternar, a revanche pode vir contra si. Tentar reescrever a história ou perseguir pretensos inimigos, pode satisfazer essa sanha revanchista, mas em nada contribui para que superemos as grandes dificuldades que se apresentam à nossa frente. A eleição de Bolsonaro foi em certa medida o voto do ressentimento contra a corrupção, contra a falência do Estado, contra o fracasso dos serviços públicos, contra a insegurança pública e econômica, contra os privilégios, contra a política tradicional, contra a impunidade, os erros da política econômica petista, contra o corporativismo, o descaso, contra o PT, o PSDB, o MST, a justiça, o STF, as pautas identitárias, os gays (LGBT+), as cotas, o funcionalismo público, os imigrantes, a mídia tradicional, os muçulmanos, aqueles que profanam Cristo, que ofendem a religião, os costumes, os artistas e suas obscenidades, as estatais etc. Há muita raiva direcionada a muita coisa “errada por aí”. A população pede ordem para garantir o progresso.

Veio alguém com “sangue nos olhos” pra enfrentar o sistema, a tudo e a todos, e como como se vê hoje, enfrentar até a quem o apoiou, mesmo os militares. É preciso dar um basta na roda dos ajustes de contas e governar para o futuro do Brasil. Nosso presidente, preso aos seus próprios ressentimentos, parece incapaz disso. É preciso segurar os arroubos “revolucionários”, como apregoam os bolsonaristas, mas que nada mais é do que revanchismo. Arroubos estes que procuram o confronto em todos os campos da sociedade, inclusive institucional, na doutrina altraight de que o eleito tem o direito a governar diretamente com o povo, por cima do congresso e do poder judiciário, sendo o dever destes se curvar ao eleito para ratificar e dar legitimidade ao seu poder emanado da vontade de Deus e do eleitor, cabendo à minoria derrotada acatar a vontade majoritária. A oposição necessária agora deve ser a de apoiar as pautas fundamentais para que o Brasil saia do atoleiro, busque seu crescimento econômico e desenvolvimento social. Não cabe opor a tudo, pois quem está sofrendo na pele são os milhões de desempregados, endividados, falidos, e nada de bom tende a surgir do caos econômico. Por outro lado, dentro de nossa tradição pecebista, como os velhos camaradas aprenderam e nos ensinaram, devemos liderar o processo de diálogo amplo em defesa da democracia, que significa a defesa das instituições, da constituição federal e dos direitos e garantias. Para tal será preciso abrir diálogo também com os eleitores de Bolsonaro. Muitos o elegeram para dar um basta, mas já perceberam que é preciso virar a página e deixar Orestes seguir em frente.

Paulo Siqueira é diretor de cinema e escritor

Leia também

Benito Gama no Cidadania. Mais um reforço para 2024!

O ex-deputado federal Benito Gama, baiano de respeito, se...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (18/03/2024)

A história como farsa na tentativa de golpe de Bolsonaro

Bolsonaro foi aconselhado a recuar para não ser preso. Esses conselhos também vieram de ministros do Supremo, de generais legalistas e do governo dos Estados Unidos

Cristovam Buarque: Êxito pessoal, fracasso nacional

O descaso com a educação faz o país avançar...

Luiz Corvo: Caos Institucional versus Ordem e Progresso

Luiz Corvo, advogadoDiarreia Legiferante gera insegurança jurídica e impede...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!