#ProgramaDiferente: 35 anos da Cidade Tiradentes, modelo do caos urbano e do erro de planejamento

O bairro de Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste paulistana, completou 35 anos neste domingo, 21 de abril. Com dezenas de favelas, centenas de loteamentos irregulares e milhares de unidades habitacionais, a maioria delas construídas na década de 1980 pela Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), é o símbolo do caos urbano e da falta de planejamento daquilo que consideramos hoje “cidades inteligentes” (veja abaixo).

Distante cerca de 35 km do centro e idealizada como “cidade dormitório”, consome de parcela significativa da sua população cerca de 5 horas diárias apenas no deslocamento para o local de trabalho. Com escassas opções de lazer, baixo padrão de qualidade de vida e desassistida pelo poder público nas suas necessidades mais básicas, merece toda nossa atenção para um reordenamento das cidades, que reaproxime moradia e emprego, e reocupe as regiões centrais.

Leia também

Campanha do Cidadania na TV usa IA e defende movimento das forças do bem

Saúde para todos, educação de qualidade, segurança, trabalho digno,...

Cidadania faz 103 anos de defesa da democracia e das liberdades

E lá se vão 103 anos…O poeta Ferreira Gullar,...

Reunião da Executiva Nacional – 15/04/2025

Ofício 004/2025 - Cidadania/DN Brasília, 24 de março de 2025 Prezados(as)...

Uma Homenagem ao “Partido da Democracia”

Evento promovido pela FAP e Cidadania-23, com apoio do jornal Correio Braziliense, produziu uma exposição magnífica de fotos, documentos, objetos significativos, palestras e debates.

Vereador gaúcho exalta Cidadania ao completar 24 anos de filiação

O vereador Rogério Gomes, de Rio Grande (RS), comemorou...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!