#ProgramaDiferente: 35 anos da Cidade Tiradentes, modelo do caos urbano e do erro de planejamento

O bairro de Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste paulistana, completou 35 anos neste domingo, 21 de abril. Com dezenas de favelas, centenas de loteamentos irregulares e milhares de unidades habitacionais, a maioria delas construídas na década de 1980 pela Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), é o símbolo do caos urbano e da falta de planejamento daquilo que consideramos hoje “cidades inteligentes” (veja abaixo).

Distante cerca de 35 km do centro e idealizada como “cidade dormitório”, consome de parcela significativa da sua população cerca de 5 horas diárias apenas no deslocamento para o local de trabalho. Com escassas opções de lazer, baixo padrão de qualidade de vida e desassistida pelo poder público nas suas necessidades mais básicas, merece toda nossa atenção para um reordenamento das cidades, que reaproxime moradia e emprego, e reocupe as regiões centrais.

Leia também

Valdemar é o artífice da aliança com Lira e Pacheco

Quando se olha para o tabuleiro político, o que se vê é a forma eficiente como os aliados do ex-presidente Bolsonaro operam posições estratégicas no Congresso.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (14/06/2024)

Eleições 2024: Comte visita Mato Grosso no dia 26 de junho

Em nova rodada de preparação do Cidadania para as...

Quanto mais Lula reza, mais assombrações aparecem

Segundo relatório da CGU, em mais um exemplo de patrimonialismo oligárquico, 80% da estrada custeada pela emenda beneficiou propriedades de Juscelino e de seus parentes.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (13/06/2024)

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!